Lançamento

Jornalista lança livro “História da Imprensa em Imperatriz - MA /1930-2010”

A obra traz um catálogo inédito (em formato de fichas informativas) dos 215 jornais que surgiram neste percurso da imprensa

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Thays Assunção é jornalista e historiadora.
Thays Assunção é jornalista e historiadora.

IMPERATRIZ - Ocorre nesta segunda-feira (9), o lançamento do livro “História da Imprensa em Imperatriz – MA /1930-2010” às 19h30, na Academia Imperatrizense de Letras. A obra, de autoria da jornalista e historiadora Thays Assunção, possui o selo da Editora Edufma e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão – Fapema.

Durante dois anos, a jornalista visitou acervos públicos e particulares e catalogou mais de 200 jornais. Com base neste material, dividiu a trajetória dos jornais em três fases: A primeira “Primórdios da Imprensa: cenas iniciais do jornalismo (1930-1960)” relata o surgimento dos primeiros jornais da cidade: “O Alicate”, “A Luz”, “O Astro” e o “Correio do Tocantins”; a segunda fase “Modernização da imprensa: os jornais em tempo de mudança (1970-1980)” detalha o crescimento acelerado dos impressos, as experiências culturais, religiosas e o aparecimento das publicações dos movimentos estudantis e a terceira fase “A imprensa contemporânea: novos protagonistas em cena (1990-2010)” narra às modificações ocorridas nas redações a partir da chegada dos computadores e da internet, além de destacar dados sobre as narrativas esportivas, publicações voltadas para educação e política.

Além desse panorama, a obra traz um catálogo inédito (em formato de fichas informativas) dos 215 jornais que surgiram neste percurso da imprensa. A partir do levantamento é possível saber onde os jornais podem ser encontrados, qual a data de fundação, endereço, nome de diretores, funcionários entre outros dados.

Mais

Mesmo antes de ser lançado, o conteúdo da obra já foi avaliado e premiado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) como melhor trabalho de incentivo a memória da região, recebendo o prêmio David Moreira Caldas no ano de 2012. O trabalho também já recebeu moção de aplausos pela Câmara de Vereadores de Imperatriz e Assembleia Legislativa do Maranhão. Todo esse reconhecimento ocorreu quando o trabalho estava reservado apenas a monografia de Thays Assunção, defendida em 2011. Desde então, a pesquisa da autora tem sido a mais procurada do curso de Jornalismo de Imperatriz, inspirando dezenas de outros trabalhos. Agora em 2018, o livro traz uma versão atualizada da monografia da autora e o levantamento de 215 jornais catalogados durante dois anos, fruto de um projeto de iniciação científica.

Sobre a autora

Thays Assunção é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atuou em Assessorias de Comunicação e como professora substituta do curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo da UFMA, campus Imperatriz. É integrante do grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.