Cinema

“Severina” estreia nos cinemas de São Luís no dia 12 de abril

Longa dirigido e escrito por Felipe Hirsch e produzido pela RT Features chega às telonas de mais de 20 cidades através do projeto Sessão Vitrine Petrobras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(severina filme)

Dirigido por Felipe Hirsch e produzido pela RT Features, o longa-metragem “Severina” estreia nos cinemas no dia 12 de abril, dentro do projeto Sessão Vitrine Petrobrás, onde será exibido em um circuito de mais de 20 cidades, entre as quais São Luís.

O filme conta a história de um livreiro melancólico e aspirante a escritor (Javier Drolas), que tem sua rotina abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa, uma mulher misteriosa que rouba na sua livraria (Carla Quevedo). Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade.

Também assinado por Hirsch, o roteiro do longa foi baseado no original do escritor guatemalteco Rodrigo Rey Rosa e começou a ser produzido durante a criação de ‘Puzzle’, projeto teatral realizado especialmente para a Feira de Livro de Frankfurt (Alemanha), em 2013.

Rodado inteiramente no Uruguai e falado em castelhano, o filme - que teve suapremière mundial no festival de Locarno, na Suíça, em agosto de 2017 - traz no elenco os atores argentinos Javier Drolas, Carla Quevedo e Alejandro Awada, o chileno Alfredo Castro, e o uruguaio Daniel Hendler.

“O projeto me fez mergulhar no oceano de​ ​autores​ ​do continente onde vivo, e me envolver com eles, escrever com eles, e trabalhar com artistas de diversas áreas de toda a América Latina. E​ ​desse modo Severina foi feito: ​​entre uruguaios, argentinos, brasileiros, chilenos, guatemaltecos e, também, portugueses”, conta o diretor. “‘Severina’ foi selecionado no Festival de Locarno.

Diretor de cinema e teatro, Felipe Hirsch é um dos fundadores da Ultralíricos, companhia na qual desenvolve experimentações cênicas que já lhe renderam diversos prêmios. Foi eleito pelo jornal O Globo como um dos pensadores mais influentes do Brasil. Em 2008, foi vencedor do Grammy pela direção do show "Homenagem a Tom Jobim". Seu primeiro filme, "Insolação", teve sua estreia no Festival de Veneza. Em 2013, Felipe lançou "A Menina Sem Qualidades", minissérie criada para a MTV, vencedora de diversos prêmios. No mesmo ano, anunciou a tetralogia Puzzle especialmente criada para a participação brasileira como Convidado de Honra da Frankfurter Buchmesse. Em 2016, Felipe Hirsch estende o trabalho para a América Latina e estreia A Tragédia e a Comédia Latino-Americanas, além de filmar Severina, seu segundo longa-metragem, com artistas de toda a América Latina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.