Literatura

Prêmio Oceanos e Itaú Cultural concluem etapa de inscrições

As inscrições para a edição de 2018 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa foram encerradas em 23 de março com crescimento exponencial de 500% de títulos publicados em países africanos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(Livros)

Em parceria com o Itaú Cultural, patrocinado pelo Itaú, pela CPFL Energia e pela República de Portugal, por meio do Fundo de Fomento Cultural Português, o prêmio Oceanos 2018 contempla obras de literatura em língua portuguesa publicadas em qualquer país, desde que tenham sido escritas e editadas em português, com primeira edição em 2017. Entre as categorias avaliadas pela curadoria do prêmio, neste ano, a poesia – com 576 livros – corresponde a 42,2% das inscrições. Os romances – 483 inscrições – representam 35,4% do total; os livros de contos – 206 inscrições – perfazem 15,1%, seguidos por 78 volumes de crônicas (5,7%) e 21 obras de dramaturgia (1,5%).

A atual edição apresenta um expressivo aumento no número de livros publicados originalmente em países da África: 22 dos inscritos foram publicados em 1ª edição em Moçambique – contra dois em 2017 –, 11 em Cabo Verde – no ano passado, também foram dois – e quatro em Angola, país que, na última edição teve somente um inscrito por uma editora local. Ou seja, 37 livros de expressão em língua portuguesa foram inscritos por editoras africanas, contrastando com os seis da edição anterior, que incluía, ainda, um livro publicado em português no Quênia.

O aumento exponencial de mais de 500% no total de obras editadas no continente africano mostra a progressiva ampliação do Oceanos, que assim passa contar com presença mais significativa da literatura de expressão em língua portuguesa em países ligados pela história e pelo idioma.

“Estes resultados consolidam nossa estratégia de ampliação e internacionalização do Oceanos, estendendo a sua capilaridade às obras originárias dos países da África que se expressam na língua portuguesa”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Por isso, ampliamos o Júri de Avaliação com personalidades da literatura residentes nesses países. Acreditamos que, assim, o prêmio se efetiva como radar da produção contemporânea da comunidade unida pelo idioma português ”, completa.

Apenas três livros inscritos em 2018 tiveram edições em mais de um país: A "Sociedade dos Sonhadores Involuntários", do angolano José Eduardo Agualusa, publicado em Portugal pela Quetzal e no Brasil pelo selo Tusquets, da Planeta; "Rua Antes do Céu", de José Luiz Tavares, pela portuguesa Abysmo e pela cabo-verdiana Rosa de Porcelana; e "O Bebedor de Horizontes", de Mia Couto, editado pela Caminho, em Portugal, e pela Fundação Fernando Leite Couto, de Moçambique, que inscreveu cinco livros e foi criada pelo próprio escritor para promover a arte a literatura no país.

O fato de apenas três entre 1.364 livros terem sido publicados em mais de um país de língua portuguesa demonstra a necessidade, atendida pelo Oceanos, de se criarem instrumentos de difusão das literaturas de língua portuguesa para buscar maior integração e conhecimento recíproco entre as comunidades que se expressam no idioma.

Ao todo, 346 diferentes editoras inscreveram livros no Oceanos 2018. Além das obras lançadas e inscritas por essas editoras, 60 obras foram publicadas em edições do autor, o que permite avaliar os índices de auto publicação no universo literário da língua portuguesa. Além disso, a edição deste ano tem 28 obras publicadas em língua portuguesa em países como Alemanha (5 livros), EUA (21), Itália (1) e Reino Unido (1). No ano passado, duas obras haviam sido publicadas na Espanha e uma no Quênia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.