Cronograma definido

Requalificação da Rua Grande será iniciada no dia 9

A data foi definida e confirmada ontem por Maurício Itapary, superintendente do Iphan no Maranhão, durante entrevista a O Estado

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Obras de reforma da Rua Grande começarão nesta segunda-feira,9
Obras de reforma da Rua Grande começarão nesta segunda-feira,9 (Rua Grande)

A obra de requalificação da Rua Grande começará na segunda-feira, 9. A data foi definida e confirmada ontem por Maurício Itapary, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional no Maranhão (Iphan), durante entrevista a O Estado. Os serviços serão executados por etapas. Neste primeiro momento, a quadra da via, compreendida entre a esquina da Rua do Passeio até a Fribal, sentido Praça João Lisboa, receberá a intervenção. Dezesseis lojas serão afetadas pela obra, de acordo com a Câmara de Dirigentes e Lojistas de São Luís (CDL).

Maurício ainda destacou que no domingo, dia 8, serão colocados os tapumes na área da obra. “Como no domingo não tem tanta movimentação na Rua Grande, vamos aproveitar e colocar os tapumes no trecho que receberá os serviços. Temos um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Luís, que está responsável para fazer mudanças no que for necessário, como por exemplo mudar paradas de ônibus, pontos de táxi, fazer deslocamento dos ambulantes...”, explicou Itapary.

De acordo com o Iphan, a obra prevê o embutimento da fiação aérea e lógica, drenagem profunda e esgotamento sanitário e arquitetônico, com novos equipamentos urbanos, piso e acessibilidade. Será feita a recomposição de toda a rede de infraestrutura da Rua Grande, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial, embutimento de toda a rede elétrica e telefônica, bem como outros serviços. Além disso, será feita toda a pavimentação do logradouro, com nivelamento das vias, inserção de mobiliário urbano, a rede de distribuição de iluminação pública. Inclui-se ainda toda a sinalização viária e turística da via.

Segundo Henry Dualibe, representante da empresa responsável pelos serviços, a previsão é que em 60 dias sejam concluídos os trabalhos na primeira quadra. “Vamos realizar conjuntamente as intervenções elétricas, hidráulicas, fiação e tudo o que for necessário, preservando o direito dos lojistas de trabalharem normalmente, embora com algumas limitações”, explicou Dualibe.

Ambulantes
Dezenas de ambulantes trabalham na primeira quadra da Rua Grande e, com a obra, terão de sair do espaço. Porém, esses trabalhadores ainda não sabem para onde serão remanejados. Apesar de se mostrarem contentes com a obra, estão preocupados com a falta de diálogo e aguardam um posicionamento da Prefeitura de São Luís, que informou, em nota, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), que ainda não havia sido comunicada, oficialmente, pelo Iphan, sobre a data para o início das obras na Rua Grande. A Semurh ressaltou que estão sendo realizadas rodadas de conversas com uma comissão de representantes dos ambulantes da região.

Maurício Itapary também afirmou que vem dialogando com representantes dos ambulantes. “Sentei e conversei com os representantes dos ambulantes para não ter nenhum impasse e transtornos no decorrer da obra, porém o deslocamento dos trabalhadores para outro local é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís”, disse.

SAIBA MAIS

A requalificação urbanística da Rua Grande e das praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019.

NÚMERO
515 dias
é o prazo total para a obra de requalificação da Rua Grande e praças Deodoro e Pantheon e Alameda Gomes de Castro. R$ 31.404.149,59 é o valor do investimento em toda a obra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.