O jogo já foi jogado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Com o fim do prazo da janela partidária, termina também o momento das conversas de bastidores com negociações encobertas. As promessas, os compromissos e o toma lá, dá cá já aconteceram. Os atores na disputa eleitoral já estão devidamente posicionados nos partidos políticos, ou seja, do ponto de vista partidário o jogo já está jogado.
A partir de agora, uma nova partida se inicia, com as negociações voltadas para as composições das coligações.
Os partidos e os seus políticos se debruçarão na matemática que envolve as figuras que disputarão as eleições proporcionais, seus pesos eleitorais e as vantagens de ter esta ou aquela legenda ao seu lado para somar votos, alcançar o coeficiente eleitoral e, assim, conquistar a sonhada vaga ou na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Já em relação à eleição majoritária, restaram poucas dúvidas. Uma delas – e talvez a mais antiga – é o anúncio do nome do segundo candidato ao Senado do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB). Outra dúvida é em relação ao PSDB, Roberto Rocha e Eduardo Braide (PMN). Afinal, quem será o candidato ao governo?
Do grupo da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), as dúvidas são menores. Passa somente pelo nome do candidato a vice-governador na chapa da emedebista.
Já em relação aos demais candidatos, como Ricardo Murad (PRP) e Maura Jorge (PSL), por exemplo, as composições devem ser logo definidas. Não há tantas dúvidas sobre como será cada chapa. Falta somente costuras para finalizar essas composições.

Sem dúvida
O que não resta dúvida é quanto à situação político-partidária do deputado federal Waldir Maranhão (Avante).
Rejeitado pelo PT, o deputado emitiu nota aceitando que não será um petista. Na nota, Maranhão diz que se sente traído por Flávio Dino, que o usou para tentar anular o impeachment de Dilma Rousseff.
Waldir Maranhão disse ainda que seu novo destino partidário será o PSDB. “Ajudarei na construção de um palanque que verdadeiramente possa representar um novo horizonte para o Maranhão”, disse o mais novo tucano.

Definições
Definiram rumos partidários os deputados estaduais Edilázio Júnior, que trocou o PV pelo PSD; César Pires, que foi para o PV, deixando o PEN, e Sousa Neto, que assinou ficha de filiação no PRP.
Edilázio tentará chegar à Câmara dos Deputados após dois mandatos na Assembleia Legislativa. Já César Pires e Sousa Neto tentarão se reeleger.
Outro que também definiu seu destino partidário foi Wellington do Curso. O deputado deixou o PP e se filiou ao PSDB de Roberto Rocha.

Suspensão
As obras da unidade Mista do Maiobão deverão ser paralisadas. Isso porque a Justiça suspendeu a licitação feita pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra).
A liminar foi concedida na sexta-feira, 6, após a Justiça entender que houve ilegalidades no certame.
As ações com pedido de liminar foram impetradas pelas empresas Quartzo Engenharia e Conpac Construções Ltda.

As ilegalidades
As empresas acusam o governo de beneficiar no processo licitatório da empresa Athos, que assinou ordem de serviço com o governador Flávio Dino antes que o certame estivesse concluído.
Pelos documentos do processo, as obras da unidade Mista do Maiobão começaram antes mesmo que o governo assinasse o contrato com a
Athos.
Na verdade, a homologação da licitação para reforma da unidade de saúde somente ocorreu após o início das obras. Pela Lei 8.666, a das licitações, isto se caracteriza crime.

Entrevista
A edição deste fim de semana de O Estado traz na coluna Roda Viva, do jornalista Benedito Buzar, uma entrevista com o ex-presidente José Sarney.
Entre o que foi dito, um trecho chamou a atenção: Sarney garante que, no segundo turno, o atual governador não conseguirá se reeleger.
Segundo o ex-presidente, a questão é de aritmética e política. De acordo com ele, Dino enfrentará adversários que mostrarão atos de “seu desgoverno”.

Não conseguiu
Ao que tudo indica, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, não conseguiu se viabilizar para entrar numa disputa eleitoral.
Camarão chegou a ser cogitado como o candidato a vice-governador na chapa de Flávio Dino e por isso, se filiou ao DEM.
Mas parece que o Democratas não quis dar a sonhada vaga na chapa majoritária a um membro do governo comunista.

DE OLHO

R$ 4,4 milhões é o valor do contrato assinado entre o governo e a empresa Athos para a reforma da Unidade Mista do Maiobão. Licitação dessa obra foi suspensa pela Justiça.

E MAIS

• Domingos Dutra não conseguiu garantir seu retorno ao PT. A Executiva Estadual acabou não analisando o pedido.

• Diante disto, Dutra se antecipou ao fim da janela partidária e retirou o pedido de filiação. E assim acabou o sonho do prefeito de Paço do Lumiar de voltar a ser petista.

• O PSL foi um dos partidos que mais filiaram novos membros. A atração da legenda foi a chegada à sigla do presidenciável Jair Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.