Decisão

Chegou a hora da verdade para Verdão e Timão

Neste domingo, com o Verdão em vantagem, os dois rivais decidem o título estadual em Derby

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

São Paulo

6.868 dias depois, a maior cidade do país vai parar novamente para uma final de Campeonato Paulista entre Palmeiras x Corinthians. Neste domingo, com o Verdão em vantagem, os dois rivais decidem o título estadual em Derby no Allianz Parque lotado de palestrinos, às 16h.
No dia 20 de junho de 1999, o Palmeiras entrou em campo para decidir o Paulistão quatro dias depois de ter garantido o título da Copa Libertadores. Com o placar empatado por 2 x 2, Edilson fez embaixadinhas no Morumbi e iniciou uma confusão generalizada. O árbitro Paulo César de Oliveira encerrou o jogo e, como havia vencido o primeiro duelo por 3 x 0, o time alvinegro acabou com a taça. Desta vez, no chamado de “Derby do Século”, é o Alviverde que chega com a vantagem do empate por ter vencido pelo placar mínimo, na Arena Corinthians.
O palmeirense, claro, não quer saber de pensar na decisão de 1999. Como ecoam as arquibancadas desde o antigo Palestra Itália, o que interessa é o final da seca de títulos em 1993, com direito a goleada de 4 x 0 sobre o rival. Em 12 de junho, Dia dos Namorados, o tabu de 17 anos sem conquistas foi quebrado e deu início a uma fase espetacular com a equipe formada pela Parmalat.
Em desvantagem na disputa, o Corinthians quer mostrar na casa do adversário que pode ter um desempenho muito acima do apresentado em Itaquera, quando acabou perdendo por 1 x 0 e mostrando muitas dificuldades na criação das jogadas. Para isso, o lema é esquecer a tensão do clássico e ater-se a jogar futebol.
Substituto do suspenso Clayson, ele se junta a Jadson, que retorna após duas lesões na coxa direita, e Ralf, que ganha a vaga de Gabriel para dar mais experiência ao meio-campo corintiano.
Apesar do aparente menor poderio ofensivo com as mudanças, Carille tem como base para a mudança justamente o jogo da fase de classificação do Paulista, quando inaugurou esse esquema e venceu por 2 x 0, placar que, neste domingo, lhe daria o título. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.