Janela partidária

Deputados estaduais se dedicam à articulação política

O período determinado pela Justiça Eleitoral para a realização da troca partidária se encerra amanhã; pré-candidatos precisam definir legenda para a disputa da eleição

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Deputados têm um dia para definir futuro partidário
Deputados têm um dia para definir futuro partidário (Wellington do Curso)

A sessão ordinária de ontem da Assembleia Legislativa foi esvaziada e encerrada mais cedo, por causa da ausência de parlamentares no Plenário da Casa. Atentos ao fim da janela partidária – período em que há a permissão da Justiça Eleitoral de troca de partido para a disputa do pleito de outubro -, deputados se dedicaram a reuniões políticas e articulação para a consolidação de suas pré-candidaturas.

Os trabalhos no Legislativo foram conduzidos na manhã de ontem, último dia da semana para a realização de sessões, por Fábio Macedo (PDT).

Com o plenário vazio, não houve quórum para a apreciação de projetos de lei que estavam na pauta. Apenas as proposições para a deliberação da Mesa receberam parecer.

Não houve também oradores para o tempo dos partidos, blocos e no grande expediente. Apenas três deputados utilizaram a tribuna no pequeno expediente: Júnior Verde, Fábio Braga e Wellington do Curso.

Alguns parlamentares participavam de agenda política com vereadores do interior do estado.

Outros se dedicaram a reuniões com presidentes de partidos para decidir futuro eleitoral.

Mudança – Presente na sessão, o deputado estadual Wellington do Curso anunciou a sua saída do PP.

Na tribuna da Casa, o parlamentar afirmou que conversou com o presidente da legenda no estado, deputado federal André Fufuca, e explicou o motivo de sua saída.

Ele justificou a decisão, pelo fato de a sigla ter decido apoiar a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).

“Agradeci ao presidente Fufuca por todo o tempo no Partido Progressista, bem como a confiança em mim depositada. O Parlamento estadual, representando o Partido Progressista, de forma correta, de forma assídua, de forma pontual, legislando e fiscalizando a aplicação do dinheiro público e por esse motivo eu não poderia permanecer mais no PP, que hoje faz parte do Governo Flávio Dino. Até então eu respeitei a aproximação em fazer parte da administração do governador Flávio Dino, mas, a partir do momento que dá continuidade ao projeto de reeleição do governador, eu não tenho como compactuar com isso, eu não tenho como continuar”, justificou.

Wellington não havia revelado, até o fechamento desta edição, qual será o seu futuro partidário.

Na quarta-feira a deputada Andrea Murad também anunciou a sua saída do MDB. A parlamentar de oposição se filiou ao PRP, que também integra o ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, pré-candidato ao Governo do Maranhão.

Alexandre Almeida migrou na última semana do PSD para o PSDB. A expectativa é também pela mudança de partido dos deputados Edilázio Júnior (PV) e César Pires (PEN). Eduardo Braide, pré-candidato ao Governo do Estado, pode permanecer no PMN.

Saiba Mais

A janela partidária foi iniciada no início do mês de março. Ela permite que parlamentares se desfiliem dos partidos pelos quais foram eleitos sem que haja prejuízo aos mandatos. Isso porque a troca de legenda fora deste período pode acarretar em perda de mandato por causa da fidelidade partidária definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É justamente neste período que os parlamentares que pretendem buscar a reeleição de mandato ou outro cargo eletivo, começam a discutir a formação de coligações proporcionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.