Diplomacia

Coreias preparam cúpula de líderes sem revelar detalhes

Reunião de Kim Jong-un e Moon Jae-in acontecerá em 27 de abril; as duas partes acordaram não revelar os conteúdos do encontro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SEUL - As duas Coreias realizaram ontem uma reunião de trabalho na fronteira para estabelecer protocolos e medidas de segurança durante da cúpula de seus dirigentes em 27 de abril, ainda que não tenham sido revelados detalhes do seu conteúdo.

"As duas partes acordaram não revelar os conteúdos da reunião de hoje[ontem] ao público até uma data determinada", explicou à Agência Efe um porta-voz do Escritório Presidencial sul-coreana.

O porta-voz se limitou a corroborar que na reunião, de cerca de quatro horas, foram mantidas conversas "sérias e cansativas" para garantir o sucesso da cúpula que manterão o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Pavilhão

Deste modo, segue sem ser divulgado como, por exemplo, Kim chegará até a Peace House (Pavilhão da Paz), o edifício na faixa sul da fronteira militarizada entre os dois países onde será realizada a cúpula.

Esse tipo de detalhe gera muita expectativa dado que, tecnicamente, será a primeira vez que um líder norte-coreano pisará em território do Sul.

Além do aspecto protocolar e das medidas de segurança, ambas as partes falaram também sobre a cobertura que a imprensa poderá realizar no local.

Após esta reunião, as duas Coreias realizarão outro encontro em 7 de abril para tratar do estabelecimento de uma linha telefônica direta entre os escritórios de Moon e Kim em preparação para a reunião do fim do mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.