Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O DECORADOR e cerimonialista José Augusto Pestana completou 78 anos na última terça-feira e ganhou jantar festivo no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol. Com ele na foto, seu afilhado Marcio Barbosa, do Class Eventos, e o empresário Reges Fialho, que brindou o aniversariante com quitutes deliciosos
O DECORADOR e cerimonialista José Augusto Pestana completou 78 anos na última terça-feira e ganhou jantar festivo no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol. Com ele na foto, seu afilhado Marcio Barbosa, do Class Eventos, e o empresário Reges Fialho, que brindou o aniversariante com quitutes deliciosos
A TOP MODEL Mary Help, no centro com um grupo de amigas, em recente acontecimento social, comemora nova idade com um grande almoço no próximo dia 14
A TOP MODEL Mary Help, no centro com um grupo de amigas, em recente acontecimento social, comemora nova idade com um grande almoço no próximo dia 14

Números alarmantes
Acidentes de trânsito já mataram 18 pessoas este ano na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Um dos casos mais recentes, e que provocou grande comoção na cidade, foi o atropelamento do médico urologista Luís Carlos Cantanhede.
Um homem alcoolizado conduzia um veículo em alta velocidade, perdeu o controle do carro e atingiu o médico que morreu na hora.
No dia do crime, a vítima seguia com um grupo de familiares para São José de Ribamar, com o objetivo de pagar uma promessa por ter superado um problema de saúde.

Números alarmantes 2
Esse tema tem chamado a atenção da Associação Médica do Maranhão especialmente no que se refere a acidentes com motocicletas.
Segundo o presidente da entidade, Dr. Mauro Cesar Oliveira, é alarmante o número de acidentes, especialmente no interior do estado, onde se observa todo tipo de descumprimento das normas de trânsito, como pessoas dirigindo sem cinto de segurança ou motociclistas andando sem capacete, menores de idade conduzindo motos, às vezes três, ou até quatros pessoas, em uma única motocicleta, entre outras irregularidades.
Essas condutas são consideradas reprováveis por desrespeito às leis, por tirar vidas ou mutilar pessoas, e pelo grande prejuízo que acarretam ao estado, que poderia melhor utilizar os recursos da saúde simplesmente se as leis fossem cumpridas.

Imóveis em queda
Apesar do pequeno aumento em março, o primeiro trimestre do ano fechou com queda real nos preços dos imóveis residenciais à venda em São Luís.
Um atento investidor do ramo imobiliário garante que descontando a inflação, o recuo foi em torno de 0,5 por cento no valor médio do metro quadrado.
A queda, no entanto, é menos intensa do que a média nacional: -0,84%.
O mercado imobiliário foi um dos primeiros segmentos a sentir a crise econômica. A retomada está difícil de acontecer. Previsões de recuperação começaram no ano passado, mas não se confirmaram ainda.

Escândalo do Facebook
O recente escândalo de coleta em massa de dados de usuários do Facebook para uso político e eleitoral talvez senha sido o golpe mais duro na reputação dessa rede social até agora.
Pulularam matérias explicando todos os dados que as gigantes da internet, como Facebook e Google, coletam das nossas vidas: quando e com quem conversamos ao telefone, o que pesquisamos na internet, por onde andamos (e onde estamos exatamente agora), o que escrevemos nos nossos e-mails.
Alguns ensaiaram um movimento para sair do Facebook, mas pelo menos no meu círculo de conhecidos todos continuam usando.

“Niver” de Mary Help
A eterna top model dos anos 80 do século passado e única brasileira e negra a estampar matéria com foto e chamada de capa do influente The New York Times, ´Mary Help vai comemorar a sua nova idade pela primeira vez em São Luís. E o fará com um almoço no dia 14 deste mês, na casa de um casal de amigos no Renascença 2. A quem desejar levar presente ela está pedindo uma cesta básica para doar a entidades filantrópicas.

TRIVIAL VARIADO

Tarde festiva ontem na redação de O Estado, para comemorar os 48 anos do jornalista Clóvis Cabalau, nosso diretor de redação. Por ser a nova idade de uma pessoa muito querida e admirada entre nós, bateram palmas e cantaram o “parabéns pra você” todo o alto escalão da empresa.

Após anos de austeridade, Portugal conseguiu reajustar as contas públicas e voltar a crescer. Destaque para o setor de tecnologia, que tem roubado talentos de todo o mundo. Inclusive do Brasil.

A pretendida festa para a filiação de Henrique Meirelles no PMDB foi atropelada pelo clima de apreensão política. Porém, o que mais chamou a atenção foi o jingle já gravado, que diz: “M de Michel, M de Meirelles, M de MDB”.

Quem estava todo prosa jantando com amigos no Cabana do Sol, terça-feira, era Márcio Jerry, que deixa o governo do estado para tentar se eleger para a Câmara dos Deputados.

O livro “O Precariado: a Nova Classe Perigosa”, do economista britânico Guy Standing, mostra os efeitos sociais do desemprego entre jovens de 18 a 24 anos na Europa.

A propósito: esse livro deveria estar na cabeceira de gestores públicos de vários países que insistem em usar a demagogia como instrumento para chegar ao poder.
Hiram Johnson, que foi senador nos Estados Unidos de 1917 a 1945, costumava dizer que, em tempo de guerra, a primeira vítima é a verdade. Na política brasileira, nem precisa haver guerra.

Na política, a glória às vezes sobe à cabeça com a velocidade do elevador mais rápido do mundo, que percorre 95 andares em 43 segundos.

Terminam hoje as apresentações culturais de divulgação do São João de São Luís no Mercado Municipal de São Paulo. A ação, da Prefeitura de São Luís é realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para atrair turistas para os festejos.

DE RELANCE

Exposição da Hermès
Dica para os maranhenses que forem a São Paulo nos próximos dias: um programa imperdível, a partir de amanhã e até o dia 22 deste mês, é a exposição “Leather Forever”, no Shopping Iguatemi. Aberta ao público, a mostra celebra o relacionamento da Hermès com o couro, o primeiro material trabalhado pela casa. A exposição leva o visitante a uma jornada poética explorando o amor da casa por este incrível material, apresentando itens do passado da Hermès, bem como algumas das suas últimas criações.

Exposição da Hermès 2
Fundada em 1837 por Thierry Hermès, a casa francesa fez do couro a sua primeira e mais nobre conquista. Por 180 anos, ele foi manipulado por seis gerações de artesãos que transmitem os valores da Hermès: atenção à qualidade, ao perfeccionismo e respeito pelo tempo. Mais do que um simples material, na exposição “Leather Forever”, o couro constrói uma história que inspira os cinco sentidos durante a visita às oito salas da mostra.

Exposição da Hermès 3
Para celebrar a exposição, a Hermès criou duas bolsas especiais dedicadas ao Brasil e inspiradas pelo trabalho do artista brasileiro Filipe Jardim, que já criou estampas para os carrés de seda da casa. As bolsas serão apresentadas na vitrine da loja Hermès Iguatemi, cujo conceito foi desenvolvido especialmente para elas.

Show de Roberto Carlos
Estourou como uma bomba de efeito de muitos megatons a confirmação do próximo show do cantor Roberto Carlos em São Luís. O ídolo maior de minha geração desembarca na cidade no dia 12 de junho para comemorar o Dia dos Namorados. A apresentação será no estacionamento do São Luís Shopping, com abertura dos portões às 19h30. O evento será distribuído em cadeiras, todas numeradas.

Fotografar 2018
O que há de melhor na fotografia de eventos institucionais casamentos e de aniversários chegará em breve a São Luís pelas lentes do fotógrafo Ribamar Pinheiro, que está em São Paulo aperfeiçoando seus conhecimentos no Congresso Fotografar 2018, que termina hoje. Desde terça-feira ele participa desses três dias de atualização com palestrantes mundialmente reconhecidos.

Criança não namora
A sociedade de psicólogos está com a campanha: Criança não namora. A criança se relaciona com os amiguinhos e eles são simplesmente amigos. Amizade é o nome. Insistir em namoro na infância é adultizar as crianças, incentivar a erotização precoce. A indústria de brinquedos, roupas e cosméticos já investe tanto na adultização infantil! Não vamos fazer o mesmo. Não é engraçadinho incentivar beijinhos de namoro ou declarações de amor entre as crianças. É nosso papel separar o mundo adulto do mundo infantil. Misturar os dois mundos é cair no erro da erotização precoce. A infância precisa de proteção e não de adultos que afastam a criança daquilo que é próprio pra idade dela.

Causas conhecidas
Em anos anteriores, a semana da troca de secretários estaduais e ministros, que deixavam os cargos para concorrer às eleições, era sempre de expectativas, negociações nos bastidores e tensões. Agora, mais parece um ato burocrático e que se realiza por necessidade, já que a vacância é inadmissível. Enfim, perdeu o encantamento.

Para escrever na pedra:
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Do vate português Fernando Pessoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.