Capacitação

Metodologias ativas de ensino estimulam alunos e professores

Estímulo dado aos alunos é possível com novas estratégias que fazem parte das metodologias, adaptadas ao novo perfil do estudante nas salas de aula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Professores aprenderam novas estratégias de metodologias ativas de ensino para dinamizar as aulas
Professores aprenderam novas estratégias de metodologias ativas de ensino para dinamizar as aulas (crescimento)

Aulas mais dinâmicas e motivadoras em que o protagonista da aprendizagem é o próprio aluno e o professor, o mediador deste processo. Aulas que vão além da sala, com a leitura prévia do conteúdo ou que continua a pesquisa sobre o tema, mesmo depois de discuti-lo com os colegas e o professor.

Este estímulo dado aos alunos é possível com novas estratégias que fazem parte das metodologias ativas de ensino, adaptadas ao novo perfil do estudante e que está remodelando as salas de aula. “O aluno de hoje é hiperativo, hiperconectado, cheio de inquietudes e com um grande potencial. É preciso desenvolver sua autonomia para que se torne o responsável pela sua trajetória e pelo alcance dos seus objetivos”, ressaltou o especialista em Metodologias Ativas de Ensino, Antônio Motta Filho.

O uso de tecnologia educacional, com lousas digitais, iPads e aplicativos auxilia muito o professor, que também precisa mu­dar sua postura em classe, dando mais engajamento e tendo a consciência de que os estudantes chegam às salas de aula com mais conhecimentos conceituais adquiridos em várias fontes da internet. “O professor acaba minimizando a responsabilidade de ter que transmitir o conteúdo a todo o instante com o aluno passivo em sala de aula”, explicou o educador curitibano.

José Motta Filho esteve em São Luís na semana passada, para mostrar algumas estratégias de metodologias de ensino para alunos, professores e gestores pedagógicos do Grupo Crescimento, composto pela Escola Crescimento, unidades Calhau e Renascença e Maple Bear São Luís.

A disponibilização do conteúdo para consulta do aluno antes da aula é, de acordo com o estudante da 1ª série da Escola Crescimento, Victor Carvalho, uma forma de otimizar o tempo. “Quando o aluno vai pra aula com o conteúdo já estudado, a aula flui melhor”, avaliou ele.

Aula-laboratório, trabalhos em grupo, simulações, aprendizagem baseada em problemas, gamificação, também são alguns dos modelos de metodologia ativa na educação utilizadas hoje nas escolas do Brasil e do mundo.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.