Eleições 2018

Executiva estadual decide hoje destino de Waldir Maranhão e Domingos Dutra

Os 18 membros irão responder à consulta sobre o pedido de filiação dos postulantes a petista; decisão local ainda deverá ser analisada pelo Diretório Nacional

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Waldir Maranhão quer se filiar ao PT
Waldir Maranhão quer se filiar ao PT (Waldir Maranhão)

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá hoje à tarde para analisar os pedidos de filiação do deputado federal, Waldir Maranhão (Avante) e do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB). O destino dos pretendentes será decidido por 18 petistas. A decisão local ainda será analisada pela direção nacional que poderá confirmar ou não.

O presidente estadual do PT, Augusto Lobato, convocou para hoje uma reunião extraordinária da Executiva Estadual para deliberar sobre pedidos de filiações. Os membros da Executiva irão ser consultados sobre a vontade de Waldir Maranhão de entrar no partido e o desejo de Dutra de retornar a legenda.

A situação dos dois é bem diferente. Waldir Maranhão enfrenta explícita resistência de maior parte do PT. O Diretório Municipal em São Luís já se posicionou contra a entrada do deputado. O próprio presidente municipal, vereador Honorato Fernandes, informou a Maranhão ser contra o ingresso dele na sigla.

Na Executiva, a situação de Waldir também não é tão diferente. Ele tem a rejeição da maioria – incluindo o presidente estadual Lobato - e, por isso, seu pedido deverá ser negado na instância estadual. A conta é simples: Lobato tem maioria na Executiva Estadual, cerca de 10 membros, número que garante a negativa da estadual para Maranhão.

Defendendo a entrada do deputado ainda do Avante somente o deputado estadual Zé Inácio e os membros da Executiva ligados a ele, que são cerca de cinco.

Já a situação de Domingos Dutra parece ser um pouco menos desastrosa já que a volta dele ao PT tem o aval de Augusto Lobato. Claro que o prefeito de Paço do Lumiar enfrenta resistência interna, principalmente do diretório municipal da sigla em Paço.

Uma nota de repúdio da direção municipal contra retorno de Dutra ao PT chegou a circular internamente apontando motivos pelos quais o prefeito não deveria ser recebido de volta na legenda.

Entre as razões estão o fato de Dutra ter criticado o PT e também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua saída e ainda a escolha partidária do prefeito que na época decidiu ir para o Solidariedade, considerado pelos petista um partido de direita. A nota acabou não sendo divulgada para imprensa até o fechamento desta edição.

Trâmites - A O Estado o presidente Augusto Lobato explicou que nos dois casos haverá o cumprimento do que estar previsto no Estatuto do PT. De acordo com Lobato, os membros da estadual são consultados e esta consulta vai para a avaliação da nacional.

“O pedido de filiação do deputado Waldir Maranhão vai seguir o rito do estatuto do partido. Por se tratar de deputado federal, necessita ser aprovada pela maioria absoluta dos membros da Executiva Nacional”, explicou o presidente petista.

Tanto para Maranhão quanto para Dutra – que também terá seu pedido de filiação analisado pela nacional – complica a questão do tempo. Os dois têm somente até dia 7 de abril para conseguir entrar no PT e assim disputar as eleições deste ano.

A previsão é de que a Executiva Nacional não deva se reunir até o fim do prazo da janela partidária. O único cenário que interessa aos dois postulantes a petista é ter o nome aprovado na Executiva Estadual, pois assim restará a esperança de ter a consulta maranhense confirmada em Brasília.

Saiba Mais

Em percentual, o presidente do PT, Augusto Lobato, tem 63% do total da Executiva estadual sobrando para Zé Inácio somente 37%. Por estes percentuais, o mais provável é que o pedido de Waldir Maranhão seja rejeitado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.