Perigo das chuvas

Bombeiros alertam banhistas para os perigos do período chuvoso

Recomendação é evitar ficar no mar durante as chuvas, para garantir a segurança, mas banhistas e esportistas não parecem se preocupar com a possibilidade de acidentes

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O Corpo de Bombeiros do Maranhão alerta os banhistas e praticantes de esportes para a os perigos da estação chuvosa. A principal recomendação é que as pessoas não fiquem nesses espaços durante as chuvas, para garantir sua segurança e evitar serem atingidos por raios.

Thiago Sousa Pereira, capitão do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), comentou sobre os cuidados que essas pessoas precisam ter. “A gente recomenda que os banhistas, praticantes de esportes e até mesmo os que precisam trabalhar com a pesca, evitem estar no mar durante o período chuvoso, para sua segurança”, disse.

Ainda segundo o capitão Sousa, nenhum acidente foi registrado ainda durante esse período neste ano. “Até o presente momento não registramos nenhum acidente, mas verificamos que as pessoas continuam no mar mesmo com a chuva. Lembramos que nem os bombeiros ficam à beira mar, pelo risco dos raios que podem atingir as equipes”, frisou.

Vários surfistas permaneciam no mar, na Praia do Calhau, na manhã de ontem, 4, no momento em que chovia intensamente. Além deles, uma embarcação de pequeno porte, possivelmente com pescadores, estava no mar enquanto as fortes ondas se formavam durante a chuva.

Riscos aos banhistas
O risco de afogamento aumenta com a praia vazia. O tempo de salvamento e a comunicação do incidente aos guarda-vidas pode demorar mais.

Além do risco de incidentes, não se deve entrar no mar durante ou até 24 horas depois de uma chuva forte, por causa da piora da balneabilidade. Quando não há tratamento de esgoto ou a ligação à rede não foi feita de forma correta, os dejetos não tratados desembocam nos rios e no mar.

Essa sujeira e aquela que é deixada nas praias e nas ruas das cidades pioram a qualidade da água do mar. Quem nada em água contaminada pode ter gastroenterites, problemas de pele e até hepatite A.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.