Precária

Infraestrutura da Litorânea está em situação degradante

Os poucos coqueiros estão secos e isso torna precário um dos cenários mais procurados pelos ludovicenses e turistas que vêm à capital maranhense; há lixeiras quebradas e o lixo está acumulado

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Calçadão da Litorânea está danificado e causa risco de acidentes
Calçadão da Litorânea está danificado e causa risco de acidentes (Litorânea)

Uma das principais vias de acesso às praias mais frequentadas de São Luís - São Marcos, Calhau e Caolho – a Avenida Litorânea apresenta o paisagismo e a infraestrutura cada vez mais deteriorados. Faltam coqueiros e os que ainda existem estão secos, o que precariza o cenário, que é um dos mais procurados pelos ludovicenses e turistas que vêm a capital maranhense.

O Estado verificou lixeiras quebradas em diversos pontos da via, lixo acumulado na areia, que fica próxima ao calçadão; falta de acesso à praia e trechos do calçadão, utilizado principalmente para a prática de exercícios físicos, estão danificados.

“Tem de ter muita resistência física para descer do calçadão em direção à praia. Ainda corremos o risco de nos acidentar nessas pedras. Acredito que uma avenida como a Litorânea não era para ficar assim nessa situação”, relatou Milton Freitas, enquanto andava em direção ao mar.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou, em nota, que mantém diálogo permanente com a Prefeitura de São Luís e Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a fim de levantar as necessidades do local. A Sinfra ressaltou que enviará uma equipe técnica para checagem completa e adoção de providências conjuntas.

Vegetação e coleta
Sobre a vegetação, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informou, também em nota, que será encaminhada uma equipe para o levantamento da vegetação, a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias.

Em relação à coleta de resíduos, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana frisou que vai enviar equipes ao local para verificar a situação e providenciar a limpeza da área. O comitê informa ainda que a coleta na Avenida Litorânea ocorre diariamente.

O Comitê pede o apoio dos moradores e frequentadores da Avenida Litorânea para que façam o correto descarte dos resíduos, de modo que sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

Por fim, o Comitê ressaltou que reforçará o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas por meio da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.