Cronograma incerto

Obra da Rua Grande ainda não tem data definida para início

Serviços começarão neste mês, mas não foi determinado o dia, conforme Iphan; primeiro trecho da intervenção será da esquina da Rua do Passeio até frigorífico

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Com muitos problemas estruturais, a Rua Grande começará a passar por requalificação neste mês
Com muitos problemas estruturais, a Rua Grande começará a passar por requalificação neste mês (Rua Grande)

O Instituto do Patrimônio Histórico, Artísitico e Nacional (Iphan) no Maranhão ainda não definiu uma data específica para o início das obras de requalificação da Rua Grande, que serão realizadas a partir deste mês. Enquanto isso, a via acumula problemas estruturais, como asfalto danificado, esgoto exposto e fiação irregular. A previsão é de que a intervenção na via, que será feita quadra a quadra, seja concluída em março de 2019.

De acordo com o Iphan, a obra prevê o embutimento da fiação aérea e lógica, drenagem profunda e esgotamento sanitário e arquitetônico, com novos equipamentos urbanos, piso e acessibilidade. Será feita a recomposição de toda a rede de infraestrutura da Rua Grande, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial, embutimento de toda a rede elétrica e telefônica, bem como outros serviços.

Além disso, será feita toda a pavimentação do logradouro, com nivelamento das vias, inserção de mobiliário urbano, a a rede de distribuição de iluminação pública. Inclui-se ainda toda a sinalização viária e turística da via.

Inicialmente, a intervenção será realizada na primeira quadra da via, que vai de esquina com a Rua do Passeio até a loja Fribal. Pelo menos 16 empresários serão diretamente afetados.

Durante reunião na sede da CDL, entre lojistas e representantes do Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) e da empresa responsável pela execução dos serviços para esclarecer e tirar dúvidas dos empresários que atuam na Rua Grande, o superintendente do Iphan, Maurício Itapary garantiu que as obras serão realizadas por quadra para minimizar os impactos que serão causados aos lojistas.

“Devemos começar agora em abril as intervenções na primeira quadra, o que vai atingir em torno de 16 empresas, e somente quando for concluído esse trecho passaremos para a quadra seguinte”, ressaltou Itapary.

Segundo Henry Dualibe, representante da empresa responsável pelos serviços, a previsão é que em 60 dias sejam concluídos os trabalhos na primeira quadra. “Vamos realizar conjuntamente as intervenções elétricas, hidráulicas, fiação e tudo o que for necessário, preservando o direito dos lojistas de trabalharem normalmente, embora com algumas limitações”, explicou Dualibe.

Dezenas de ambulantes trabalham na primeira quadra da Rua Grande e, com a obra, terão de sair do espaço. Porém, esses trabalhadores ainda não sabem para onde serão remanejados. Apesar de se mostrarem contentes com a obra, estão preocupados com a falta de diálogo e aguardam um posicionamento da Prefeitura de São Luís.

Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informou que mantém o diálogo constante com a classe e definirá o dia da reunião com os ambulantes da Rua Grande ainda esta semana, para tratar dessa questão.

SAIBA MAIS

A requalificação urbanística da Rua Grande e das praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019.

Números
515 dias
é o prazo total para a obra de requalificação da Rua Grande e praças Deodoro e Pantheon e Alameda Gomes de Castro
R$ 31.404.149,59 é o valor do investimento em toda a obra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.