Gastos

Na hora da compra, mulheres buscam mais custo-benefício

Uma opção de economia que já é uma das escolhas das mulheres é o aluguel de roupas; quando o assunto é economizar, as mulheres poupam mais que os homens em várias atividades como compras de roupas novas e entretenimento fora de casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Mulheres poupam mais que os homens em atividades
Mulheres poupam mais que os homens em atividades (compras)

Segundo estudo divulgado pela agência de publicidade J. Walter Thompson, a mulher brasileira está mudando seus hábitos de consumo e fortalecendo seu poder de compra. Entre as categorias de produtos, as mulheres têm maior decisão de compra naqueles que se enquadram em cuidados pessoais (86% dos domicílios), nos produtos para casa (83%) e alimentos (82%). Elas aparecem como as principais tomadoras de decisão em recreação e entretenimento (50%), viagens (47%) e eletrônicos (47%).

Essa amplitude de segmentos dominados pelo consumo feminino é reflexo de uma nova perspectiva onde a mulher pesquisa e decide por produtos com maior custo-benefício do que há 10 anos. Uma mudança percebida também quando há necessidade de renovar o guarda roupa. Por isso, brechós e espaços para o aluguel de trajes seguem conquistando novas adeptas.

A loja DamiipraTii, em São Luís, oferece à suas clientes a possibilidade de locar peças de alta costura para diversos tipos de eventos. Uma facilidade que faz bem para auto estima e para o bolso do público feminino.

A possibilidade de ir àquela festa ou ainda a um casamento pagando pouco para ficar deslumbrante é uma forma de economizar.

Poupar
Quando o assunto é economizar, as mulheres poupam mais que os homens em atividades como gastos com gás e eletricidade (70% vs. 57%), compras de roupas novas (65% vs. 46%), entretenimento fora de casa (65% vs. 57%) e troca de marcas de produtos de mercearia com melhor custo benefício (53% vs.35%). Depois que cobrem seus gastos essenciais, o que fazem com o dinheiro excedente? Elas investem em itens para melhorias do lar e roupas novas, enquanto eles compram novos produtos tecnológicos e pagam suas dívidas.

Outro ponto importante é que as mulheres, quando saem às compras de produtos como cremes para a pele, maquiagem, perfumes, whisky, vodka, vinho, tequila, rum, refrigerante alcoólico, cervejas, salgadinho e refrigerante em lata (12 categorias estudadas pela empresa), são mais fiéis às marcas líderes do que os homens (19,3% vs. 16,3% de importância). Porém, conforme maior a maturidade, mais propensas elas ficam a abandonar as principais marcas e preferirem experimentar outras opções.

Embora tenham alguns aspectos semelhantes, cada mulher possui comportamentos únicos, com suas particularidades e preferências. Diante disso, e como forma de entender o que elas estão consumindo e quem são elas, realizamos um estudo especial analisando três pequenos grupos de produtos em destaque: Bebidas Alcoólicas, Mercearia (de consumo imediato) e Itens de Beleza. Em Bebidas Alcoólicas, a penetração no mercado entre mulheres e homens é quase a mesma, diferindo apenas o gasto e a frequência de compra, que são mais baixos entre elas. Já em Mercearia (de consumo imediato) e Itens de Beleza, a mulher tem maior gasto e frequência de compra do que o sexo oposto.

Para cada um dos grupos de produtos, há consumidoras que apresentam características semelhantes, e classificamos dentro desse cenário de consumo em três diferentes perfis: a despojada, a prática e a vaidosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.