DESRESPEITO MÚTUO

Faixas de pedestres ainda são desrespeitadas em avenidas

Tanto condutores quanto pedestres não respeitam as faixas indicativas, colocando em risco a segurança de ambos; situação é comum nas principais avenidas da capital maranhense

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

As faixas que indicam preferência aos pedestres nas principais avenidas de São Luís são desrespeitadas diariamente. Alguns condutores não param e outros passam na faixa, mesmo que pedestres a esteja atravessando - o que pode causar algum acidente. Mas não são apenas os condutores de veículos a desrespeitar as faixas, muitos pedestres também deixam de utilizá-las e atravessam as vias em pontos sem sinalização, colocando em risco sua segurança.

O Estado percorreu alguns pontos onde casos como esses são constantemente presenciados. Muitas pessoas cometem essas infrações e põem em risco, inclusive, crianças que estão atravessando.

Imprudência de motoristas
Na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo ao retorno do São Francisco, muitos pedestres se arriscam mesmo passando sobre a faixa. Isso se deve ao fato de que condutores, seja de carros, ônibus ou de motocicletas, não respeitam o direito do pedestre e não aguardam a travessia.

Em outros flagras feitos na manhã de ontem, 2, veículos passam sobre a faixa mesmo enquanto pedestres ainda não chegaram ao outro lado da via, o que, além de colocar em risco a integridade física do pedestre, é considerado crime segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme o CTB, parar sobre faixa destinada a pedestres é infração média, e os condutores infratores estarão sujeitos a multa. Estacionar nesses locais, pode ser considerado infração grave, passível de multa e remoção do veículo.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão, este ano 25 multas foram aplicadas a condutores que deixaram de parar na faixa de pedestres e outras cinco aos que pararam nessas faixas.

Para Natanael Ribeiro Paiva, técnico em eletrônica, é muito triste que pedestres precisem passar por essa situação de desrespeito. “A gente acha muito ruim o fato de que motoristas não têm consciência de que precisam parar e dar preferência aos idosos, pessoas com crianças e demais cidadãos, que precisam passar nessas faixas. Falta de respeito”, completou.

Imprudência dos pedestres
Se de um lado os motoristas cometem imprudência por não parar em faixas indicativas para pedestres, há também o caso de pessoas que desrespeitam essas faixas e atravessam as avenidas onde lhes for mais conveniente.

O Estado também flagrou casos dessa natureza, próximo às paradas de ônibus na Avenida Marechal Castelo, no São Francisco, e na Avenida Senador Vitorino Freire, próximo ao Terminal de Integração da Praia Grande.

No segundo local, muitas pessoas que saíam do terminal e estudantes que vinham da escola para tomar ônibus do outro lado da avenida optavam por atravessar fora da faixa de pedestres, mesmo que os carros estivessem passando, colocando em risco sua segurança.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou, no ano passado, a Resolução 706/2017, que determina uma multa de R$ 44,19 para quem atravessar a rua fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea. A medida tinha 180 dias para entrar em vigor em todo o território nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.