Eleições 2018

Eduardo Braide faz parte de nosso projeto, diz Roberto Rocha

Presidente do PSDB considera que o pré-candidato ao governo pode compor a chapa majoritária tucana

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Roberto Rocha acena para Braide
Roberto Rocha acena para Braide (Roberto Rocha)

O projeto político para 2018 do PSDB no Maranhão é ter Eduardo Braide (PMN) como aliado. Isto foi o que garantiu o senador Roberto Rocha, que preside do partido no estado. Segundo ele, Braide vai compor a chapa majoritária da legenda ou entra na disputa proporcional.

Esta declaração é diferente do que anunciou o deputado federal Zé Reinaldo Tavares ao anunciar sua ida para o ninho tucano no último fim de semana. Segundo informou Tavares, o pré-candidato a presidente da República, o ainda governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também é presidente nacional do PSDB, terá dois palanques no Maranhão: um de Roberto Rocha e outro de Eduardo Braide.

No entanto, a questão de apoio e posições envolvendo os dois pré-candidatos ao governo deverá ser definida – ou pelo menos anunciada – próximo ao período de convenções partidárias, em julho.

Nos bastidores, a “solução” dada por Tavares parece não estar fechada. O senador Roberto Rocha considera que Braide estar integrado ao projeto do PSDB no cenário estadual em 2018. Segundo ele, o deputado do PMN não vai rachar o ninho tucano. Ao contrário, irá somar para a disputa eleitoral deste ano.

Mas ao contrário de Zé Reinaldo, Rocha trabalha com a hipótese de Braide fazer parte da chapa majoritária do PSDB. “Eduardo fará parte, sim. Ele vai compor nossa chapa majoritária ou proporcional”, afirmou o senador.

O que não ficou claro é como o deputado do PMN poderá compor a chapa majoritária: se como cabeça de chapa, sendo o candidato ao governo apoiado pelo PSDB, ou se comporá a chapa como vice do próprio Roberto Rocha, que já reafirmou sua candidatura ao governo estadual.

Silêncio – Enquanto Zé Reinaldo Tavares e Roberto Rocha emitem opinião a respeito da posição que Braide, próprio pré-candidato ainda não se manifestou a respeito. Sua última fala sobre a sucessão estadual foi ainda em meados do mês passado quando anunciou que seria candidato ao governo do Maranhão.

Braide foi considerado o candidato de Zé Reinaldo Tavares quando este ainda tentava ficar com o DEM no Maranhão. Tavares chegou a afirmar que seu projeto político de ser candidato ao Senado passava necessariamente por Eduardo candidato a governador.

Os rumos mudaram e os planos tiveram que mudar também. Mas mesmo depois das novas decisões, Braide ainda não se pronunciou sobre qual posição adotará.

Mais

A janela partidária se fechará no próximo dia 7. Este será o último prazo para que todos os pretendentes a um mandato eletivo que estão em último ano de mandato que queiram trocar de partido poderão fazer sem sofrer com as regras da lei da fidelidade partidária. No caso de Eduardo Braide, será o prazo final para entrar no PSDB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.