Drama partidário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Autodeclarado “decidido a se candidatar ao governo”, o deputado estadual Eduardo Braide vive um drama nesta fase da pré-campanha que pode se arrastar até as convenções; drama este que só aumentou com a decisão do ex-governador José Reinaldo Tavares de se filiar ao PSDB.
Do alto do seu minúsculo PMN, Braide tem meros de 6 segundos de tempo na propaganda eleitoral, além de não ter bancada suficiente para garantir presença nos debates. Tem apenas cinco dias, a contar de hoje, para conseguir um partido de peso, com tempo de propaganda e bancada na Câmara, capaz de garantir uma campanha plena. Ou pelo menos receber a garantia de um aliado de que terá esse partido nas convenções.
Se conseguir ele próprio uma legenda que consiga dar-lhe tempo de, ao menos, fazer um programete de 30 segundos, Braide terá dado um passo importante. Se receber garantias de aliados, continuará vivendo o drama e a indecisão, pelo menos até as convenções.
A garantia dada por José Reinaldo de que estará em seu palanque, assim como no do senador Roberto Rocha (PSDB), apenas amplia a confusão em relação à candidatura Braide. Até porque Tavares não tem o controle do ninho tucano.
O candidato do PMN, que aparece nas pesquisas pelo recall das eleições de 2016 – e sofre as dores da indefinição também por causa daquele pleito –, continuará o seu drama até 15 de agosto, quando se encerra o prazo das convenções. Até lá, estará cercado pela indefinição.

Desconfiança
O tucanos históricos maranhenses têm reagido, ainda que discretamente, à postura dupla que o ex-governador José Reinaldo Tavares quer manter na campanha.
Nem o senador Roberto Rocha, muito menos o ex-prefeito Sebastião Madeira concordam com a ideia de Tavares de fazer campanha em dois palanques de governador.
Essa postura tem aumentado a desconfiança em relação aos verdadeiros motivos que levaram o ex-governador a escolher filiar-se ao PSDB.

Ainda alvos
Dos partidos com tempo de propaganda e com bancada suficiente para participação em debates, sobram apenas três no Maranhão: PSC, PR e PP.
Essas legendas não têm pretensões de candidaturas majoritárias e buscam apenas garantias para eleger boas bancadas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa.
Por isso, aparecem ainda como perspectiva de futuro para pré-candidatos a governador e a senador de várias vertentes.

Protelando
Apesar da movimentação dos interessados na vaga – incluindo humilhações públicas diante do Palácio dos Leões –, o comunista Flávio Dino mantém silêncio sobre a segunda vaga de senador em sua chapa.
O comunista definiu a primeira vaga ainda em novembro de 2017; e prometeu apresentar o segundo nome em fevereiro.
Já chegou-se a abril, próximo do fim do prazo da janela partidária, e o governador faz de conta que não é com ele esse problema.

De fora
Está praticamente descartada a participação do secretário de Educação Felipe Camarão nas eleições de outubro.
O auxiliar de Flávio Dino chegou a se filiar ao DEM, gerando forte expectativa, mas deverá permanecer no cargo.
Ele não figurou entre os secretários desincompatibilizados nesta segunda-feira, 2, embora tenha até sábado, 7, para tomar a decisão.

TRE I
Amanhã, o Pleno do TJMA deverá formar a lista tríplice para a vaga de jurista substituto do TRE.
Essa será a primeira lista de juristas a partir da nova resolução que foi idealizada pelo presidente do TJ, desembargador José Joaquim.
Na resolução, ficaram especificados critérios claros, delimitados e objetivos para a participação no certame.

TRE II
De todo modo, a partir do mês que vem o TRE ficará capenga, com a sua composição incompleta.
É que a Corte passará a ter apenas um jurista titular, que é o dr. Eduardo Moreira, faltando, ainda, a nomeação do outro jurista titular e dos outros dois juristas substitutos.
Assim, em breve o TRE contará apenas com seis membros e nessa condição não poderá apreciar as matérias que exigem quórum completo para julgamento.

DE OLHO

R$ 322 mil Foi o total que a Justiça determinou que fossem bloqueados da conta de três ex-prefeitos do município de São João Batista, por irregularidades

E MAIS

• O tempo vai passando, e as lideranças do PT que, de fato, decidem no partido, mantêm silêncio sobre o pedido de filiação do deputado federal Waldir Maranhão.

• O deputado federal Aluisio Mendes já decidiu que deve tomar conta do Podemos no Maranhão e manter o partido alinhado à ex-prefeita Maura Jorge, que vai pro PSL.

• Alçada ao mandato após a morte do titular João Castelo, em 2016, a deputada Luana Costa ainda não sabe se fica no PSB ou muda de legenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.