Eleições 2018

11 auxiliares de Flávio Dino deixam o Governo para a disputa das eleições 2018

Secretários de Estado, chefe da Comissão de Licitação e comandante da Polícia Militar vão concorrer ao pleito; alguns nomes são alvo de denúncias por abuso de poder

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Adelmo Soares é investigado por suposto abuso de poder político
Adelmo Soares é investigado por suposto abuso de poder político (Adelmo soares)

O governador Flávio Dino (PCdoB) deu início ontem a uma nova reforma na estrutura do primeiro escalão do Governo do Estado. As mudanças, já previstas desde o início do ano, ocorrem em decorrência da desincompatibilização dos cargos de alguns secretários que pretendem disputar as eleições 2018. Ao todo, 11 auxiliares foram substituídos.

A expectativa até a próxima sexta-feira, último dia para a desincompatibilização determinado pela Justiça Eleitoral, é de que pelo menos mais um secretário deixe o Governo. Trata-se de Felipe Camarão, titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cotado para ser o pré-candidato a vice-governador na chapa do chefe do Executivo. Dino, contudo, negocia o espaço com partidos políticos.

Foram exonerados de seus respectivos cargos ontem, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB); o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Marcio Jerry (PCdoB); o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares (PCdoB); o secretário de Agricultura, Marcio Honaiser (PDT); o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (DEM); o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior (PCdoB); o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo; o secretário de Estado do Trabalho, Julião Amin (PDT); presidente da Agência Metropolitana do Estado do Maranhão (Agem), Pedro Lucas (PTB); o presidente da Comissão Central de Licitação, Odair José e o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira.

Marcelo Tavares vai tentar retornar para a Assembleia Legislativa. Ele foi substituído na Casa Civil pelo então secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.

Marcio Jerry é pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB. Foi substituído na Secap por Ednaldo Neves, que foi apontado por adversários como laranja em 2012, após lançar candidatura à Prefeitura de São Luís. Na ocasião, adversários afirmaram que o objetivo de Neves era desgastar a imagem do então prefeito João Castelo e favorecer Edivaldo Holanda Júnior (PDT), eleito naquele ano. Ele já atuou na Sinfra.

Adelmo Soares, denunciado por deputados estaduais da base governista por abuso de poder político, deu lugar a Júlio César Mendonça Corrêa, então titular da Argep – que agora está sob a gestão de Loroana Coutinho.

Marcio Honaiser, também apontado por deputados por tentar beneficiar-se da máquina pública em troca de apoio para as eleições, disputará uma vaga de deputado. Ele foi substituído na pasta por José Edjahilson Bezerra de Souza.

O deputado estadual Neto Evangelista, retorna para a Assembleia Legislativa depois de deixar a Sedes. Ele buscará a reeleição no pleito de outubro. Para o lugar de Evangelista, Flávio Dino empossou Francisco de Oliveira Júnior.

Duarte Júnior, que responde a ação na Justiça e a uma representação formulada à Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão por abuso de poder, será candidato a deputado estadual. Depois de exonerado, ele deu lugar a Beatriz Tavares Barros, no Procon.

Já Simplício Araújo – que tenta vaga na Câmara Federal -, foi substituído por Expedito Rodrigues Silva Júnior; Julião Amin, que também buscará vaga na Câmara, deu espaço a Silvio Conceição Pinheiro; Pedro Lucas foi substituído por Lívio Jonas Mendonça Correa; Odair José deu lugar para Luis Carlos Oliveira Silva e coronel Pereira foi substituído por coronel Jorge Luongo.

Saiba Mais

A posse dos novos auxiliares de primeiro e segundo escalão do Governo do Estado ocorreu ontem, em solenidade oficial realizada no Palácio dos Leões. Todos os secretários exonerados já podem, portanto, iniciar as suas pré-candidaturas às eleições 2018.

Mudança de comando pelas eleições 2018

Posto Quem sai Quem assume

Casa Civil Marcelo Tavares Rodrigo Lago

Comunicação Marcio Jerry Ednaldo Neves

Agricultura Familiar Adelmo Soares Júlio Mendonça

Agricultura Marcio Honaiser José Edjahilson

Desenvolvimento Social Neto Evangelista Francisco de Oliveira

Procon Duarte Júnior Beatriz Tavares

Indústria e Comércio Simplício Araújo Expedito Rodrigues

Trabalho Julião Amin Silvio Pinheiro

Agem Pedro Lucas Lívio Jonas

CCL Odair José Luis Carlos

Polícia Militar Coronel Pereira Coronel Luongo

Secretários são alvo de denúncias por abuso de poder político

Pelo menos dois secretários de Estado e presidente de uma autarquia na estrutura do Executivo, todos exonerados ontem pelo governador Flávio Dino (PCdoB), são alvo de denúncias já formuladas ao Ministério Público ou ações na Justiça, por abuso de poder político.

Nas sessões ordinárias dos dias 7 e 8 de fevereiro na Assembleia Legislativa, deputados estaduais que integram a base governista denunciaram o uso da máquina por secretários de Estado.

Os deputados Raimundo Cutrim (PCdoB), Júnior Verde (PRB), Josimar de Marahãozinho (PR) e Stênio Rezende (DEM), apontaram para irregularidades de Adelmo Soares (Agricultura Familiar) e Marcio Honaiser (Agricultura).

De acordo com os parlamentares, os secretários assediavam lideranças políticas de municípios, a exemplo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, por apoio nas eleições, em troca de convênios e investimentos do Estado nos respectivos municípios.

As denúncias chamaram a atenção da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão, que abriu procedimento para investigar suposto uso da máquina.

O procurador responsável pelas investigações é Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco.

Outro auxiliar de Dino alvo de ação na Justiça por suposto abuso de poder e representação junto ao Ministério Público Eleitoral, é Duarte Júnior.

A denúncia ao MPE foi formulada pelo advogado Thiago Brhanner. Ele sustenta a utilização de atos administrativos do órgão vinculados à imagem pessoal do então gestor.

A denúncia, de abuso de poder político, pode levar Duarte a multa eleitoral e/ou inelegibilidade.

A ação, que tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, também ingressada por Brahnner, aponta o uso de mídia impressa e redes sociais. Duarte, Marcio Honaiser e Adelmo Soares, já negaram as acusações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.