Eleições 2018

José Reinaldo chega ao PSDB com inusitada proposta de ter dois candidatos no MA

Em anúncio feito no último sábado, ex-governador diz que estará na campana de Roberto Rocha, mas com a liberdade de apoiar também o deputado Eduardo Braide

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
José Reinaldo estará no partido de Roberto Rocha
José Reinaldo estará no partido de Roberto Rocha

O ex-governador José Reinaldo Tavares anunciou sábado, 31, sua filiação ao PSDB. Ele vai ser candidato a senador na chapa encabeçada pelo senador Roberto Rocha. Mas a entrada de Tavares no ninho tucano, assim como todas as suas movimentações desde que deixou a base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB), foi marcada também por polêmica. O ex-governador vai ter dois palanques no Maranhão, o do próprio Roberto e o do deputado Eduardo Braide (PMN).

Para garantir o palanque duplo, José Reinaldo conta que teve o apoio do governador de São Paulo e pré-candidato a presidente, Geraldo Alckimin, principal liderança tucana no país.

“Esclareço o que ficou decidido: o governador Alckmin terá, como em São Paulo, dois palanques no Maranhão, um, do seu partido, o PSDB, que terá como candidato a governador Roberto Rocha e o palanque de Eduardo Braide, futuro candidato ao Governo do Maranhão, também com o apoio de Alckmin.”, declarou José Reinaldo.

Eduardo Braide também será beneficiado por José Reinaldo
Eduardo Braide também será beneficiado por José Reinaldo

A filiação de José Reinaldo vinha sendo especulada no PSDB desde que o DEM decidiu-se por manter-se na base do governo Flávio Dino. Antigos desentendimentos entre o ex-governador e Roberto Rocha estavam impedindo a formalização. A aliança de Tavares com Eduardo Braide também impediam a concretização da filiação.

Foi só após receber garantias de Geraldo Alckimin de que poderá atuar em dois palanques ao mesmo tempo, é que José Reinaldo confirmou a filiação.

“Eu, portanto, me filiarei ao PSDB, serei candidato ao Senado e apoiarei Alckmin nos dois palanques”, garantiu.

Com a chegada de José Reinaldo, Roberto Rocha completa a principal parte de sua chapa ao Governo do Estado, que terá o ex-governador e mais o deputado estadual Alexandre Almeida como candidatos ao Senado. Falta definir o candidato a vice-governador, que pode sair do próprio PSDB ou de um partido aliado.

Mais

Palanque duplo incomoda aliados

A inusitada estratégia de José Reinaldo tem sido vista com certo incômodo pelos principais atores envolvidos em sua transferência para o PSDB. Ex-prefeito de Imperatriz e uma das principais lideranças tucanas no Maranhão, Sebastião Madeira entende que, em determinado momento, ele terá que tomar uma posição. Eduardo Braide, que terá o outro palanque freqüentado por Tavares, agiu com mais complacência, apostando que Tavares possa entregar-lhe o PSDB até as convenções. A situação pode gerar mais polêmicas partidárias até a eleição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.