Música

Dupla Prettos grava clip em São Luís e homenageia tambor de crioula

Trabalho tem participação especial de Deise D’anne, das bailarinas Thalyta e Isabela Sousa e do grupo Tambor de Crioula da Alemanha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(prettos)

SÃO LUÍS - Gravado em São Luís, o videoclipe “Marabaixo”, que traz toda magia da Ilha do Amor, é o novo single da dupla Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira. A faixa, que foi lançada esta semana, é a segunda do álbum “Essência da Origem” (2017) a ganhar registro videográfico.

A composição nasceu em 2004, após um passeio com a Madrinha do Samba Beth Carvalho que os levou para conhecer de perto o Marabaixo, manifestação folclórica do Amapá. Os irmãos notaram a semelhança ao tambor de crioula do Maranhão e sentiram-se inspirados a fazer uma homenagem para ambas.

A maioria das cenas foram gravadas no Centro Histórico de São Luís e a ideia era passar toda a essência e raiz da cultura maranhense. O trabalho tem participação especial de Deise D’anne, Miss Maranhão e Top 3 do Miss Brasil 2016 e das bailarinas e irmãs, Thalyta e Isabela Sousa, bem como do grupo Tambor de Crioula da Alemanha.

“Queríamos muito alguém da cidade, que representasse as mulheres da região. Conhecemos a Deise meia hora antes das gravações, e fomos surpreendidos por uma mulher de beleza exuberante e dona de um sorriso iluminado”, afirma Magnu Sousá.

Para dupla, não há nada mais lindo do que as saias coloridas girando e acompanhando a velocidade dos tambores. Um grande encontro de gerações celebrando a dança e música. Consideram mágico ver essa cultura viva e vibrante.

“Em pouco tempo já estávamos em sintonia, totalmente em casa. O interessante de toda essa aventura, é que foi uma roda de tambor real e não montada para gravação. Chegamos no evento deles, explicamos nosso projeto e eles toparam participar. Gravamos durante uma apresentação oficial do grupo, que fazia parte das festividades do São João da Cidade, o que nos deixou em contato profundo com todo esse universo”, conta Maurílio de Oliveira.

Dupla

A dupla formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira, cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, atores e produtores, completam 20 anos de trajetória na música popular brasileira.

Integraram o Quinteto em Branco e Preto por 18 anos, foram vencedores do 24º Prêmio da Música Brasileira e lançaram 04 CD’s com o grupo, além das participações em projetos especiais em CD e DVD como: Adoniran Barbosa 100 anos, Ataulfo Alves 100 anos, Prata da Casa (Sesc SP) e nos trabalhos de outros artistas como: Fabiana Cozza, Dona Inah, Osvaldinho da Cuíca, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Emicida, A 4vozes, Nei Lopes e Samba Social Fino entre outros

Fundaram no ano 2000 o projeto “Comunidade Samba da Vela”, movimento de grande expressão na cena do samba brasileiro, espelho e referência para o surgimento de mais 100 comunidades de samba na cidade de São Paulo.

Possuem ampla projeção internacional, já se apresentaram em países como: USA, África do Sul, Itália, Portugal, Perú, Equador, França, Suiça e Alemanha e nos conceituados Festivais como: Montreux Jazz Festival (Suiça) Festival Latino-Americano (Itália), Festival de Vienne (França) Viva Afro Brasil Festival (Alemanha), Festival Artes - I Live (Africa do Sul).

Como compositores, possuem mais de 100 composições gravadas por artistas como: Maria Rita, Alcione, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Nei Lopes, Samba da Vela, Osvaldinho da Cuíca, Fabiana Cozza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.