Pororoca

Portugueses vão participar de surfe na pororoca maranhense

ASPM promove free surf na Pororoca do rio Mearim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Pororoca vai acontecer no Rio Mearim neste fim de semana
Pororoca vai acontecer no Rio Mearim neste fim de semana (Pororoca vai acontecer no Rio Mearim)

Com o objetivo de revitalizar o surf de pororoca no Maranhão, a Associação de Surfe na Pororoca do Maranhão (ASPM), promoverá um free surf de 1º a 3 de abril, no rio Mearim, em Arari (a 160 Km de São Luís), com um grupo de 11 surfistas portugueses, entre eles cinco executivos da companhia aérea portuguesa TAP. A intenção dos portugueses e produzir um vídeo promocional para divulgar o exporte na Europa.

O presidente da ASPM, Jerônimo Júnior, disser que a intenção do evento é promover a o surfe de pororoca fora do Brasil e resgatar o esporte no Estado. “Está com quatro anos que o circuito de surf na pororoca está parado. Agora, estamos tentando resgatar o esporte. Alguns dias atrás trouxemos um grupo de 15 australianos para conhecer a pororoca do rio Mearim e eles ficaram encantado. Agora é a vez desse grupo Português”, disse.

Durante o evento com os australianos, Jerônimo júnior teve uma experiência emocionante. “Surfei com o meu filho João Gabriel de 12 anos. Na hora fiquei com pouco de medo por causa das ondas, jacaré e cobra, mas vencemos o medo e foi uma experiência gratificante poder surfar com o meu filho na pororoca”, destacou.

De acordo com Jerônimo Júnior o grupo de portugueses vira de Belém direto para Arari. “A pororoca do Rio Mearim é a melhor para a produção de eventos, porque ficar perto da cidade. As outras duas do Pará e Amapá, os surfistas são obrigados a acampar, lá não tem estrutura de hotel”, explicou.

Para chegar até a pororoca do rio Mearim não é muito fácil, pois é preciso acordar bem cedo, por volta das quatro horas da manhã, encarar 20 minutos de trilha pela mata para chegar no Curral da Igreja (ponto de concentração das embarcações) e navegar por 30 minutos para encontrar o fenômeno de maré. Porém para este grupo de desportistas nada disso é problema, pois os adeptos dos esportes radicais acreditam que quanto maior os obstáculos maiores a recompensa.

Porém, tanto esforço recompensado com de 2m de altura e duração em média de 20min, que encantam todos os surfistas.

Para resgatar o surfe na pororoca em Arari será realizado o primeiro Campeonato Maranhense da modalidade na primeira lua cheia de maio. “Já estamos com selo do governo do Estado e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado para promovermos esse evento. E já temos mais dois patrocinadores interessados em associar suas marcas ao evento. O surf na pororoca é muito importante, porque além de divulgar o Estado lá fora estimula o turismo esportivo que que é muito grande Brasil”, finalizou Jerônimo Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.