Eleições

Jogo partidário pode mudar cenário eleitoral da disputa no Maranhão

Faltando uma semana para o fechamento da janela partidária, pelo menos dois candidatos majoritários ainda defendem de partido para confirmar presença na corrida

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Faltando exatamente uma semana para o fechamento da janela partidária, a situação de pelo menos dois pré-candidatos às eleições majoritárias – Eduardo Braide (PMN) e José Reinaldo Tavares (sem partido – ainda pode mudar o cenário da disputa. Braide é candidato a governador, José Reinaldo a senador. Mas ambos precisam de uma legenda de peso para consolidar seus nomes. E só têm até sábado, 7, para se viabilizarem.

Curiosamente, José Reinaldo é o principal articulador da candidatura de Braide, que só tem, até agora, 6 segundos de tempo na propaganda eleitoral. A saída do pré-candidato da disputa muda completamente o cenário, uma vez que ele ocupa a terceira posição em todas as pesquisas de intenção de votos.

O próprio José Reinaldo também altera a corrida pelas vagas no Senado, já que seu nome figura sempre entre os principais candidatos, ao lado de Edison Lobão (MDB), Sarney Filho (PV) e Eliziane Gama (PPS). Sem ele, outros candidatos podem alcançar o grupo principal.

Consolidados

Às vésperas do fechamento da janela, o Maranhão tem cinco pré-candidatos consolidados ao governo. São eles: Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (Podemos) e Ricardo Murad (PRP). Nenhum desses corre mais riscos de perder suas legendas, embora ainda possam enfrentar uma ou outra troca de legendas em suas coligações.

Roseana, por exemplo, além do seu MDB e do PV e PSD, ainda pode tirar algumas legendas da base de Dino, como o PR, o PP, o PSC e até o PRB, que tem hoje o vice-governador Carlos Brandão.

Maura Jorge, por outro lado, negocia aliança com o PSL, que tem o candidato a presidente Jair Bolsonaro, com quem ela já conversou em Brasília.

Enquanto corre contra o tempo para viabilizar um partido, José Reinaldo e Eduardo Braide articulam nacionalmente com as direções partidárias. Têm contato direto com PR, PP e até com o DEM, que já se declara fechado com o palanque do governador comunista.

Após o fechamento da janela partidária, os candidatos começarão a montar suas chapas até o período de convenções, que será aberto em 15 de julho e irá até o dia 5 de agosto. Até lá, acreditam, muitos cenários ainda poderão ser alterados.

Mais

As lideranças do PT maranhense começaram a desfazer, ontem, o que chamam de “factóide” criado pelo deputado federal Waldir Maranhão. No início da semana, Maranhão se reuniu a um grupo de petistas ligados à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) para dizer que havia se filiado ao PT para ser candidato a senador na chapa de Flávio Dino. Já no mesmo dia, o presidente municipal da legenda, vereador Honorato Fernandes, descartou a filiação do deputado federal. Ontem, foi a vez do presidente regional petista, Augusto Lobato, que declarou veto à entrada do parlamentar no partido. Tanto Lobato quanto Fernandes são vinculados ao governador Flávio Dino, que Waldir Maranhão dava como aliado em seu projeto senatorial.

Alexandre Almeida confirma

candidatura ao Senado pelo PSDB

Deputado estadual aceitou o convite da legenda e vai se filiar semana que vem para ser um dos nomes na chapa do senador Roberto Rocha

Roberto Rocha e Alexandre Almeida vão dividir palanque
Roberto Rocha e Alexandre Almeida vão dividir palanque

O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) está ultimando os detalhes em seu grupo político para se filiar ao PSDB. Ele será o candidato a senador pela legenda, na chapa do senador Roberto Rocha, candidato ao governo.

“Me senti honrado com o convite do PSDB e vou disputar o Senado. A filiação deve ser confirmada semana que vem. Estou apenas tomando as últimas providências no meu grupo político, para que tenhamos também um candidato tucano à Assembleia Legislativa, representando Timon e o leste maranhense”, disse Almeida.

Já estava indo para um terceiro mandato de deputado e achei que estava na hora de tentar novos vôos, até para não me tornar refém do cargo”Alexandre Almeida

Deputado de dois mandatos na Assembleia Legislativa, Alexandre Almeida decidiu dar vôos mais altos nestas eleições e se apresentou como opção ao Senado, primeiro pelo seu atual partido, o PSD. Interessado em montar uma chapa forte, Roberto Rocha decidiu formalizar convite ao parlamentar para que fosse candidato pelo PSDB.

A transferência de Alexandre para o ninho tucano teve a influência também do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

“Eu e o Roberto conversamos e entendemos ser importante ter uma jovem liderança como Alexandre Almeida em nossa chapa senatorial. Ele vai agregar valor em todo o Maranhão”, disse Madeira, que participará da filiação semana que vem.

Além de Alexandre Almeida, os tucanos tentam ainda atrair o ex-governador José Reinaldo Tavares para completar a chapa de senadores pelo PSDB. Os últimos embates entre Tavares e Roberto Rocha, no entanto, podem travar a negociação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.