Celebração na Igreja da Sé lembra paixão e morte de Jesus Cristo

Tradicional celebração religiosa ocorreu na tarde de sexta-feira, 30, com a participação de um grande número de pessoas; após a narração da Via Sacra aconteceu a procissão do Senhor Morto, marcada por atos de emoção e fé

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - A Catedral Metropolitana de São Luís ( Igreja da Sé), ficou completamente lotada, na tarde de sexta-feira, 30, para a tradicional celebração da paixão e morte de Jesus Cristo. O ponto alto do evento religioso foi a procissão do Senhor Morto, pelas ruas do Centro de São Luís.

Antes, os fiéis acompanharam a Via Sacra no interior da igreja, com a narração do caminho doloroso percorrido por Jesus antes de ser crucificado. Ao final da liturgia os fiéis beijaram a imagem de Jesus Crucificado.

As cerimônias relembraram o sofrimento de Jesus na cruz, como forma de levar à reflexão sobre a solidariedade e a humildade. O ex-presidente José Sarney participou da celebração religiosa.

Com cânticos religiosos e rezas, o público acompanhou a procissão do corpo de Jesus, simbolizado por uma imagem deitada em um esquife. O ato foi marcado por um clima de muita emoção e fé. O cortejo passou pela Rua do Egito, Praça João Lisboa, Rua da Paz (onde ocorreu uma parada em frente à Igreja de São João), Rua do Sol, retornando para a Igreja da Sé, onde o cortejo havia iniciado.

Ao fim da procissão, foi iniciado um período de silêncio até o anúncio da ressurreição, que acontece na noite deste sábado (31). “Hoje é o dia dos pecadores, de nós, o dia em que Jesus morre por nossos pecados como prova de amor imensa. Ele se entregou para nos salvar. Hoje é o dia de demonstrarmos gratidão", afirmou o pároco da Igreja da Sé, padre César de Sousa.

A aposentada Florivalda Almeida, acompanhada do marido na procissão, comentou sobre a importância de participar dessa celebração religiosa. “Aqui a gente relembra o que realmente significa nossa vida, o que realmente nós somos e a quem nós devemos tudo, que é a nosso resgatador Jesus Cristo”, afirmou emocionada.

Mais

Programação Domingo de Páscoa, dia 1º de abril

- Santa Missa - às 8h e às 18h, na Igreja da Sé
- Missa - às 17h, na Igreja N. Sra. de Fátima
- Missa - às 10h, Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, na Cohab/Anil

Vinculada

Comunidade Católica Shalom realiza a Vigília de Páscoa

Programação prossegue até domingo, 1º de abril, com celebração litúrgica na Vila Palmeira

SÃO LUÍS - Com o objetivo de levar os participantes a refletirem sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a Comunidade Católica Shalom prossegue neste sábado, 31, com a seguinte programação: pregação, às 8h30, no Colégio Farina; e às 20h, com a Vigília de Páscoa, às 20h, no Shalom da Vila Palmeira.

O Retiro da Semana Santa tem como tema “Jesus é o Senhor”. A programação prossegue até domingo, 1º de abril, Dia de Páscoa, às 14h, na Vila Palmeira. A entrada é gratuita.

A programação, iniciada quinta-feira, 28, conta com momentos de louvor, oração, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações.

Este ano o evento está acontecendo em dois locais: no Shalom da Vila Palmeira, onde acontecem os atos litúrgicos - como a missa da Instituição da Eucarística, celebração da Paixão e Vigília de Páscoa; e no Instituto Farina, onde ocorrem os momentos de pregação.

Na tarde de sexta-feira, 30, aconteceu a Celebração da Paixão. Os fiéis acompanharam a pregação da palavra e no final beijaram os pés da cruz, como símbolo da morte de Jesus Cristo.

“A gente se sente muito bem realizando esses retiros, tendo em vista que é um momento de aproximação e acompanhamento de Jesus que simbolicamente estamos fazendo”, disse Núbia Luiza Caldas, administradora do retiro.

Local:

Instituto Farina (Rua 03 - Quadra 17 - Número 05 – Filipinho)

Shalom Vila Palmeira (Rua Gabriela Mistral, 401 - Vila Palmeira –Antigo Mosteiro Beneditino)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.