Represália

Rússia expulsa 60 diplomatas americanos e fecha consulado

Na segunda-feira,26, Estados Unidos também expulsaram funcionários e diplomatas russos de seu território; a reação russa é uma resposta à retaliação de vários países essa semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

MOSCOU - Em mais um desdobramento da crise do ex-espião russo envenenado na Inglaterra, a Rússia expulsou 60 diplomatas americanos e fechou o consulado dos Estados Unidos em São Petersburgo, informam as agências Efe e France Presse.

Segundo comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, funcionários americanos terão até o dia 5 de abril para deixar o território.

A reação russa é uma resposta à retaliação de vários países essa semana. Na segunda-feira,26, os Estados Unidos também anunciaram a expulsão de 60 russos de seu território -- entre diplomatas e funcionários do governo. O consulado russo em Seatle também foi fechado.

A medida contra a Rússia também foi adotada por Austrália, Canadá, Ucrânia, Noruega, Albânia e 16 países da União Europeia.

A reação em bloco é uma retaliação contra o envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra que, segundo Londres, foi arquitetado por Moscou. O governo russo nega envolvimento no caso.

Ainda, fontes do governo americano afirmam que os russos expulsos eram "espiões trabalhando nos EUA sob uma capa diplomática", de acordo com a Associated Press. Também estão na lista do governo russos que integravam a missão do país nas Nações Unidas.

No último dia 14, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos da Inglaterra. Os contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos.

Em resposta, Moscou também expulsou 23 diplomatas britânicos e suspendeu as atividades do British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.