Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
PELO MENOS duas vezes por mês elas se reúnem num restaurante chique da cidade para conversar, falar sobre moda, a família, os amigos, as viagens, coisas boas da vida. O último encontro foi no IT Gourmet para comemorar a Páscoa: Cida Valadão (sentada) com Ana Elvira Buhatem, Rose Medeiros, Flávia Ferraz, Thatiana Bandeira e Ana Paula Barros. Algumas ausências do grupo foram registradas, mas por motivo de viagem
PELO MENOS duas vezes por mês elas se reúnem num restaurante chique da cidade para conversar, falar sobre moda, a família, os amigos, as viagens, coisas boas da vida. O último encontro foi no IT Gourmet para comemorar a Páscoa: Cida Valadão (sentada) com Ana Elvira Buhatem, Rose Medeiros, Flávia Ferraz, Thatiana Bandeira e Ana Paula Barros. Algumas ausências do grupo foram registradas, mas por motivo de viagem
LOU MARQUES com Ana Izabel Azevedo no restaurante Tasquinha, na Lagoa da Jansen, durante o showroom de lançamento da coleção 2018 das semi-joias com a marca Ana Izabel
LOU MARQUES com Ana Izabel Azevedo no restaurante Tasquinha, na Lagoa da Jansen, durante o showroom de lançamento da coleção 2018 das semi-joias com a marca Ana Izabel

Notícia falsa
Não passou de rebate falso a informação que chegou a esta coluna dando conta de que o grande poeta Salgado Maranhão estaria propenso a jogar a toalha e sair da disputa pela cadeira nº 18, da Academia Maranhense de Letras, vaga com o falecimento do
poeta Manuel Lopes.
Mais que rápido Salgado Maranhão entrou em campo, reafirmou que não só está firme com sua candidatura como já contabiliza votos que sinalizam para sua vitória nessa eleição.
Segundo alguns experientes membros da AML, a notícia que aqui foi publicada, ao invés de criar um clima negativo serviu foi para aquecer a campanha.
E sobre isso Salgado Maranhão se diz mais otimista do que nunca.

Notícia certa
Se o poeta Salgado Maranhão nunca pensou em desistir de sua candidatura à Academia Maranhense de Letras, o mesmo não pode ser dito do poeta Fernando Braga.
O autor de “Silêncio Branco” chegou a anunciar a sua disposição de disputar a cadeira nº 25, vaga com a morte de José Louzeiro, mas sequer formalizou sua inscrição.
Fernando mandou uma carta aos seus possíveis eleitores informando, sem esconder um pouco de mágoa, que desistiu de ser candidato.

Semana Santa
Ontem e hoje, os católicos mantêm a tradição de não comer carne, em respeito à Semana Santa, que pressupõe também outros hábitos, muitos dos quais foram se perdendo ao longo dos anos, embora ainda mantidos, aqui e acolá, por algumas famílias.
Entre as tradições dedicadas às comemorações da Páscoa, o peixe é indispensável no cardápio deste feriado. Mas, diga-se de passagem, as propriedades nutricionais dos pescados fazem deles ótimas alternativas de proteína para uma alimentação saudável o ano inteiro.
Os peixes são considerados importantes fontes de ferro, proteína, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Além disso, de ômega 3 e 6, consideradas gorduras que fazem bem ao organismo, atuando nos processos inflamatórios, coagulação do sangue e com efeito favorável na redução dos triglicerídeos, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas.

Colação de Grau
Realizar o sonho de alcançar o Ensino Superior está na mente e no coração de inúmeros jovens maranhenses.
Na última semana, a Faculdade Estácio realizou o sonho de 714 jovens que se formaram nos 15 cursos oferecidos pela instituição, nas modalidades tecnológica, presencial e EAD.
Para incentivar a caminhada dos novos profissionais, todos os anos a Faculdade premia um egresso com a medalha Alumni Diamante, honraria que reconhece
ex-alunos que têm se destacado
em suas carreiras.
Este ano, foi homenageado o aluno Paulo José Kovalhuk Siqueira, que se formou em 2008 em Publicidade e Propaganda pela Estácio. Dentre outros feitos, Paulo José é coautor do livro “Mídia para iniciantes”, lançado em 2009 em São Paulo junto com a também publicitária Zenaide Radanesa.

Prêmio Empresa do Ano
Estão circulando os convites da Associação Comercial do Maranhão para a solenidade de premiação das empresas ganhadoras do Prêmio Empresa do Ano 2017. Será no próximo dia 11, às 19h30, no Palácio do Comércio. Receberão o troféu as empresas Abbeville Hotéis e Turismo, na categoria Micro e Pequena
Empresa; SC2 Maranhão, Locação e Centros Comerciais – Shopping da Ilha, na categoria Média Empresa; Termaco Logística, na categoria Grande Empresa.

TRIVIAL VARIADO
O presidente José Sarney e Dona Marly desembarcaram ontem na cidade. Passam os dias santos e seguem na terça-feira para Nova York, onde ela será submetida a uma delicada cirurgia num dos joelhos.

Agradar lideranças comunitárias sempre rende votos. Mesmo que a criação de municípios sem condições leve ao crescimento do que se denomina caravana da miséria.

Ou seja: sem receitas, os dirigentes das novas prefeituras se tornam fregueses de Brasília, onde desfilam com chapéu na mão em busca de algum troco.

Aproxima-se a campanha com avalanche de palavras sem sentido, entremeada com redes de intrigas e pitadas de estrelismo.

O ex-presidente Lula discursou quarta-feira à noite, em Curitiba, para uma massa que delirou. Além de atacar os que o condenaram, pediu que guardem os foguetes para a festa de sua posse a 1º de janeiro. Isso é que é autoconfiança.

Nove em cada dez especialistas no mercado financeiro afirmam que, em maio, a taxa básica de juros cairá para 6,25 por cento ao ano. Em março de 2017, estava em 12,15 por cento.

É escrita do próprio punho a carta-convite de Glauber Gentil, diretor da Gentil Negócios, para a festa dos seus 40 anos, dia 15 de maio em Lisboa, na bela casa Level Eight Rooftop Bar. Como tenho festa no dia 19 em São Luís, vou perder essa grande celebração.

O placar eletrônico Jurômetro chegou a 80 bilhões de reais. Valor pago para rolar a dívida do governo federal desde 1º de janeiro deste ano. Mesmo assim, a máquina de fazer empréstimo e emitir títulos não para de funcionar.

Aumentam as concessões de prisões domiciliares para políticos condenados. Quem decide deve imaginar que não há problema: todas as casas são gradeadas…

Levantamento em dez estados mostra que as fraudes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atingiram 608 milhões de reais. O orçamento total é de 3 bilhões
e 400 milhões de reais.

DE RELANCE

Música santa
Não lembro uma só nota daquele tempo em que as rádios de São Luís ocupavam a Semana Santa tocando música “clássica” hora após hora. A sexta-feira, então, era especialmente medíocre na sua imitação de recolhimento e contrição, roubando do ouvinte o prazer da programação habitual das sextas-feiras. Não havia rádio FM, não havia internet, as rádios AM eram tão numerosas quanto palmeiras num deserto e mesmo assim não lembro uma só nota. Só lembro a atmosfera que era fúnebre o suficiente para afastar até o mais cristão dos ritos da Igreja e fazê-lo desejar nunca mais passar por uma Semana Santa – ou por uma rádio AM.

Música santa 2
Pode parecer uma infâmia, então, querer sugerir uma trilha sonora para a Semana Santa. Mas por que não? A página do jornal é silenciosa, pelo menos no formato papel, e fica a cargo do leitor curioso ou particularmente piedoso tentar casar os dias da semana com a música, conciliar os relatos dos Evangelhos com os sons que compositores desfiaram ano a ano, estilo a estilo. Não é preciso retornar ao canto gregoriano, que canto gregoriano hoje só entupido de calmantes ou com súbito ataque de medievalismo. De lá para cá muito foi feito e, pelo que se ouve, há de tudo para uma Semana Santa em música.

Música santa 3
Ultrapassados o Domingo de Ramos, do qual ainda estou para conhecer a versão em música, e também a segunda-feira e a terça-feira. Tudo começa na quarta-feira. A Semana Santa começa com uma obra de Nicolò Jommelli lá do barroco de 300 anos atrás. São as Lamentações para a Quarta-feira Santa que o escritor Denis Diderot, contemporâneo de Jommelli, celebrou num de seus livros.

Música santa 4
Em O Sobrinho de Rameau, as Lamentações são colocadas nas alturas porque fazem chorar intérpretes e ouvintes. Tão linda em literatura, a música não alcança o que o escritor imagina e fica-se a meio caminho entre a monotonia e o enfado. Na verdade, a semana não começa bem. A quinta-feira, cheia de acontecimentos litúrgicos, o círio pascal, o lava-pés, preenche páginas e páginas dos livros medievais com rezas e cantos gregorianos.

Música santa 5
Há as Lamentaciones de Jeremías Propheta do argentino Alberto Ginastera que iniciam em pleno território da música pampeana e depois se vão adensando em direção à tragédia. E para que falar nas Lamentações, as chamadas Lições de Trevas dos barrocos franceses, se há Threni de Igor Stravinsky para cumprir a tarefa devocional? Em toda a obra de Stravinsky, não há obra mais angulosa, mais bizarra do que esta Threni id est Lamentationes Jeremiae Prophetae terminada em 1958 quando o compositor já se transformara em vanguardeiro de última hora. É música adstringente, como são alguns vinhos: “com muito tanino, que produzem a sensação de aspereza”. Se esses vinhos pesam no paladar, Threni pesa na orelha.

Música santa 6
Quando chegamos à Sexta-feira Santa, o território já é bem mais seguro. Para esse dia, cabe um desvio pela música luterana pois a escolha é óbvia: que seja uma das Paixões de Johann Sebastian Bach, a mais poética, segundo São Mateus, ou a mais sanguinolenta, a segundo São João.

Música santa 7
O Sábado Santo é dia de muitas leituras e pouco canto. E vem o Domingo da Ressurreição! Que o leitor me permita duas escolhas muitíssimo pessoais: a História da Ressurreição do barroco Heinrich Schütz, que uma vez ouvi ao vivo em situação quase de transporte místico. E o retorno ao canto gregoriano que agora é inevitável, pois o Aleluia da missa da Ressurreição está entre os cantos mais expressivos que esse repertório produziu. Não é que a melodia vai a alturas tais que, pronto, a semana terminou e eis que a alegria se transformou em histeria?

Para escrever na pedra:
“Hoje é dia de renascer! Hoje é dia de despertar para a vida nova. É dia de compreender, é dia de perdoar, é dia de plantar, Vamos começar?” De C. Canton.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.