Acusação

Nicolas Sarkozy será julgado por corrupção e tráfico de influência

Ex-presidente da França é acusado de ter usado dinheiro do então ditador líbio Muammar Kadhafi para financiar ilegalmente sua campanha eleitoral em 2007

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

PARIS - O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy será julgado por acusações de que teria usado sua influência para obter acesso a detalhes vazados de um inquérito sobre supostas irregularidades em sua campanha eleitoral de 2007, segundo o jornal francês "Le Monde" de ontem.

O caso foi iniciado depois que investigadores usaram grampos telefônicos para investigar alegações separadas de que o líder líbio Muammar Kadhafi teria financiado a campanha de Sarkozy e começaram a suspeitar de que o ex-presidente estava acompanhando um outro caso através de uma rede de informantes. O advogado de Sarkozy não estava disponível de imediato para comentar.

O ex-presidente francês foi detido e liberado no último dia 20 para ser interrogado sobre a suspeita de ter recebido secretamente 50 milhões de euros da Líbia, na época governada pelo ditador Muammar Khadafi, para financiar a campanha que o levou à presidência da França.

As acusações surgiram em 2012 após a publicação de um documento pelo site Mediapart, que indicava que o regime líbio havia aprovado um pagamento para apoiar a campanha de Sarkozy. Por conta desses documentos, o ex-secretário-geral do Palácio do Eliseu Claude Guéant já é investigado por falsificação de documentos e fraude fiscal.

"Eu nunca traí a confiança do povo francês", disse Sarkozy, ao se defender das acusações em uma entrevista à TV francesa TF1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.