Reino Unido

Futuro pós-Brexit será brilhante, promete May

Faltando exatamente um ano para desligamento britânico da União Europeia, primeira-ministra faz turnê oficial pelo Reino Unido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

LONDRES - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, prometeu ontem grandes perspectivas para seus compatriotas fora da União Europeia, ao viajar por um país ainda profundamente dividido sobre seu futuro no momento em que a contagem regressiva da desfiliação da UE entra em seus últimos 12 meses.

O Reino Unido deve deixar o bloco à meia-noite de 29 para 30 de março de 2019, no horário de Bruxelas (23h do dia 29 em Londres), cortando os laços que ajudaram a definir sua identidade nacional, suas leis e sua estatura internacional ao longo de 46 anos de integração com vizinhos europeus.

O povo do Reino Unido, a sexta maior economia do mundo, provocou um grande choque global em 2016 ao decidir deixar a UE por uma pequena maioria após uma campanha de referendo agressiva, que agravou divisões regionais, lançou jovens contra idosos e expôs uma desconfiança profunda entre os eleitores e o establishment político.

Unir a nação

Nos 21 meses transcorridos desde o referendo, May, que assumiu como premiê no caos político resultante, vem lutando para unir a nação com uma visão única do Brexit. As opiniões díspares dos eleitores sobre a separação continuam polarizadas, e poucos têm qualquer certeza a respeito dos rumos do Reino Unido no longo prazo.

May se encontrará com eleitores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte em uma turnê concebida para estimular a união entre as quatro nações britânicas e pintar uma visão pós-Brexit positiva.

"Estou convencida de que nosso futuro será brilhante", disse ela antes da viagem de cerca de 1.280 km, que termina em Londres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.