Eleições 2018

Disputa pelo PSDB abre nova divergência entre Roberto Rocha e José Reinaldo

Senador admite espaço para o ex-governador no partido, mas tucanos se ressentem de suposta tentativa de Tavares de conseguir a legenda na direção nacional

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Roberto Rocha e José Reinaldo agora divergem sobre PSDB
Roberto Rocha e José Reinaldo agora divergem sobre PSDB (José Reinaldo e Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha e o ex-governador José Reinaldo Tavares protagonizam uma série de especulações nas redes sociais e em setores da imprensa com base em uma suposta disputa pelo controle do PSDB no Maranhão.

Tudo começou com a informação – dada em O Estado, inclusive – segundo a qual, frustrado com a inviabilização de sua entrada no DEM, José Reinaldo teria admitido a possibilidade de ingressar nas fileiras do PSDB. Ocorre que o PSDB tem como candidato a governador exatamente o senador Roberto Rocha, que descarta abrir mão da condição de candidato, embora aceite Tavares como candidato a senador.

Semanas atrás, José Reinaldo protagonizou outra polêmica com Roberto Rocha. Após aparecer em uma foto com o deputado estadual e pré-candidato a governador Eduardo Braide (PMN), foi atribuída ao ex-governador a sugestão de renúncia de Rocha em favor de Braide. Isso gerou ruídos de comunicação entre os dois líderes, que culminou com uma declaração pública do senador, descartando abrir mão da candidatura.

O tempo passou, o DEM consolidou-se como aliado do governador Flávio Dino e José Reinaldo não conseguiu viabilizar um partido consistente para Braide. Foi a partir daí que voltaram novas especulações, de uma possível entrada dele no PSDB.

Em nota encaminhada a O Estado, o senador reafirmou sua condição de pré-candidato, ressaltou que o PSDB é o único dos grandes partidos fora da dicotomia Sarney X anti-Sarney e disse estar construindo a engenharia de um novo campo político.

“Não há vetos a ninguém, mas o desejo de fazer confluírem os interesses partidários e os projetos de cada um”, afirmou Rocha.

Uma das principais lideranças do PSDB, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, garante não haver veto a José Reinaldo, “desde que ele aceite as diretrizes do partido”.

“Eu mesmo conversei com o José Reinaldo e fiz o convite. E também conversei com o Roberto, que me garantiu – apesar dos motivos para vetá-lo – não vetaria – disse madeira, ontem, a O Estado.

O prazo para filiação partidária daqueles que pretendem concorrer às eleições de outubro termina no próximo sábado, 7. A semana até lá será marcada por fortes especulações.

Mais

Deputado será candidato ao Senado

O deputado estadual Alexandre Almeida deve confirmar sua transferência do PSD para o PSDB na próxima semana. Ele será filiado ao ninho tucano para disputar o Senado Federal na chapa de Roberto Rocha. A filiação do deputado se dará em ato político em Timon, com a provável presença do presidente nacional tucano, senador Tasso Jereissati (CE). Roberto Rocha e Sebastião Madeira, principais nomes da legenda no Maranhão, estarão presentes ao ato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.