Recorde Nacional

440 mil domicílios já estão digitalizados no Maranhão

Número representa 95% do total de residências que devem receber o sinal digital neste primeiro momento; percentual consolidou o estado em primeiro lugar no ranking nacional do processo de digitalização; sinal analógico foi desligado dia 28

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
90 mil kits para obter o sinal digital de TV foram doados e estão em domicílios no estado
90 mil kits para obter o sinal digital de TV foram doados e estão em domicílios no estado (Seja Digital)

No Maranhão, 440 mil domicílios na área em que o sinal analógico de TV foi desligado estão digitalizados. O número representa 95% do total de residências que devem receber o sinal digital, neste primeiro momento. O percentual consolidou o estado em primeiro lugar no ranking dos estados onde mais ocorreu o processo de digitalização no Brasil. Os dados foram contabilizados pela Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, na área em que o sinal analógico de TV foi desligado, a qual envolve 10 cidades.

“O Maranhão ficou em primeiro lugar no ranking, porque 60 dias antes do desligamento 92% dos domicílios já estavam preparados para receber o sinal digital e no dia do desligamento 95% já estavam digitalizados. Isso não aconteceu em nenhum lugar. É um número alto de digitalização”, explicou Tarcísio Silva, gerente regional da Seja Digital.

De acordo com a entidade, para a região onde ocorreu a interrupção do sinal analógico, a qual engloba São Luís, região metropolitana e seis cidades do interior, foram disponibilizados, no total, 290 mil equipamentos gratuitos (conversor, antena, controle remoto e cabos), que são doados para pessoas incluídas em programas sociais do Governo Federal.

De acordo com a entidade, 90 mil equipamentos gratuitos ainda estão disponíveis nessa região para serem retirados. “O Maranhão está em primeiro lugar no ranking dos estados onde mais domicílios estão digitalizados. Conseguimos bater a meta. E para alcançar essa parcela da população, a qual tem o direito de receber o kit digital gratuito, a Seja Digital prorrogou em um mês o prazo para a retirada do equipamento. As pessoas que têm o direito de receber, e ainda não retiraram, devem agendar no 147 ou no sejadigital.com.br. Quem não está incluído em programas do Governo Federal encontra o kit nos comércios”, ressaltou Danielle Vieira, assessora da Seja Digital em São Luís.

Em Imperatriz, o desligamento do sinal ocorrerá até o fim deste ano. Os demais municípios do interior terão o sinal analógico desligado de acordo com um cronograma, até 2023.

De acordo com uma pesquisa realizada entre a Seja Digital e a TV Mirante, 92% dos domicílios já estavam aptos a receber o sinal digital 60 dias antes do desligamento do sinal de TV analógico. “Sem dúvida, o sinal digital proporciona maior qualidade de som e imagem. É bem superior que o analógico”, explicou Edson Lima, diretor de engenharia da TV Mirante.

Números

440 mil domicílios digitalizados no Maranhão entre as 10 cidades onde o sinal analógico de TV foi desligado. Número corresponde a 95% da meta de digitalização neste primeiro momento.

Quais cidades ocorreu o desligamento do sinal analógico de TV?

São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, São Bento, Rosário, Icatu, Alcântara, Bacabeira e Bacurituba.

Retirada gratuita de kits digitais:

A Seja Digital disponibilizou 290 mil kits digitais gratuitos para essa região do Maranhão onde ocorreu a interrupção do sinal analógico de TV. 200 mil foram retirados e os 90 mil que restam continuam disponíveis. Tem direito a retirar pessoas incluídas em programas sociais do Governo Federal. É só ligar no 147 ou acesso no sejadigital.com.br e fazer o agendamento.

Fonte: Seja Digital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.