Diplomacia

EUA classificam de "passo histórico" encontro entre Kim Jong-un e Xi Jinping

Visita coloca em evidência que a campanha de máxima pressão dos EUA contra Pyongyang está funcionando, diz porta-voz da pasta de Relações Exteriores dos EUA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

WASHINGTON - O Departamento de Estado dos EUA qualificou ontem como um"passo histórico na direção correta" a visita esta semana do líder norte-coreano, Kim Jong-un, a Pequim, onde, segundo fontes oficiais chinesas, ele se reuniu com o presidente Xi Jinping.

A visita "não tem precedentes; é um passo histórico na direção correta. E também põe em evidência que a campanha de máxima pressão do presidente dos Estados Unidos está funcionando", expressou ontem a porta-voz da pasta de Relações Exteriores dos EUA, Heather Nauert, através de Twitter.

A visita de Kim à China, que supôs a primeira saída oficial ao exterior do líder norte-coreano desde que assumiu o cargo em 2011, aconteceu em um momento crítico: semanas antes de sua reunião com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e da esperada cúpula entre os líderes da Coreia do Norte e os Estados Unidos, prevista para maio.

Futuro melhor

"Temos vontade de nos sentar com Kim Jong-un para falar sobre um futuro melhor para sua gente da Coreia do Norte", falou Heather Nauert, em referência a um possível encontro que seria o primeiro da história entre líderes destes dois países, que oficialmente estão em guerra desde 1950.
Apesar de a visita de Kim a Pequim estar rodeada do mais absoluto sigilo, o presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou ontem que o presidente chinês Xi Jinping tinha lhe informado da reunião.

"Recebi uma mensagem ontem à noite de Xi Jinping desde a China sobre sua reunião com Kim Jong-un, que foi muito boa", indicou ontem Trump em sua conta pessoal do Twitter.

Apesar do otimismo com relação a uma possível desnuclearização da Península Coreana, que gerou a disposição ao diálogo mostrado por Kim Jong-un nas últimas semanas, Trump insistiu ontem em que as sanções contra a Coreia do Norte por conta do seu programa nuclear" devem ser mantidas a todo custo!".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.