eleições 2018

Waldir Maranhão formaliza pedido de filiação ao PT

Deputado federal tenta se consolidar como pré-candidato ao Senado pela chapa do governador Flávio Dino e sustenta a tese de que há pedido pessoal de Lula

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Waldir Maranhão quer ser o candidato de Flávio Dino ao Senado
Waldir Maranhão quer ser o candidato de Flávio Dino ao Senado (Waldir Maranhão)

O deputado federal Waldir Maranhão (Avante) formalizou na tarde de ontem pedido de filiação aos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão. O parlamentar pretende disputa uma vaga ao Senado pela chapa do governador Flávio Dino (PCdoB).

O pedido de filiação ocorreu após uma reunião realizada em Brasília entre o próprio Waldir, José Dirceu (PT) e o secretário de Estado da Comunicação, Marcio Jerry (PCdoB) na residência do deputado federal Weverton Rocha (PDT).

O nome do parlamentar é tratado como prioridade pela direção nacional para a disputa pelo Senado no Maranhão.

A ‘prioridade’ foi estabelecida pelo PT após Waldir, enquanto presidente interino da Câmara Federal, ter anulado a sessão em que foi declarado o impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Na ocasião, o governador Flávio Dino admitiu que teria aconselhado o parlamentar a anular a sessão. O fato foi ridicularizado pela imprensa nacional e ganhou repercussão internacional.

Ameaçado de ser expulso do PP na oportunidade, e por esse motivo, de perder o mandato, ele precisou recuar da decisão logo em seguida, e dar andamento ao impedimento de Dilma.

Rejeição – Apesar de ser tratado como prioridade pela direção nacional da legenda, com aval de José Dirceu, Waldir Maranhão encontra resistência de ala petista no Maranhão.

O presidente do diretório municipal da sigla em São Luís, vereador Honorato Fernandes (PT), anunciou que recebeu o pedido de filiação. Ele explicou que a executiva municipal estudará o requerimento.

“Na executiva municipal do PT de São Luís encaminhará sua posição político do pedido para conhecimento do Diretório Estadual e deliberação da executiva nacional”, disse.

Honorato assegurou ser contrário à filiação do deputado federal.

“Minha posição enquanto dirigente partidário, membro da articulação (PT/CNB) e presidente é contrária à filiação do deputado conforme dito ao próprio de clara, rendo em vista evidente conflito de projetos políticos eleitorais em andamento no Maranhão”, enfatizou.

Indiferente ao posicionamento do dirigente municipal da sigla, Waldir Maranhão posou para foto com o pedido de filiação ao PT erguida.

Ele sustenta a tese de que será candidato ao Senado da República pelo PT na chapa do governador Flávio Dino.

Se concretizada, a filiação do parlamentar altera o cenário e a conjuntura de Dino para o Senado.

Flávio Dino enfrenta dificuldade para consolidar chapa

Com a provável filiação do deputado federal Waldir Maranhão ao Partido dos Trabalhadores (PT), o governador Flávio Dino (PCdoB) deve enfrentar dificuldades para consolidar chapa para a disputa do Senado da República.

Dino defende e apoia as pré-candidaturas de Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).

O primeiro tem apoio firmado do Palácio dos Leões desde o ano passado, ocasião em que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, exigiu manutenção da pré-candidatura do deputado, em troca da manutenção do partido na base do governo comunista.

A segunda conseguiu aproximar Dino de lideranças religiosas da igreja Assembleia Deus para a disputa da reeleição. Por isso, o comunista terá de retribuir com a sustentação da pré-candidatura da popular socialista.

Já Waldir Maranhão surge como uma imposição nacional do PT, legenda de maior tempo, junto ao MDB, no Maranhão, para o programa que será veiculado na propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Flávio Dino busca a manutenção do PT na sua coligação. A legenda, por outro lado, exigirá espaço na chapa majoritária comunista, com a pré-candidatura de Waldir Maranhão.

Apenas duas vagas ao Senado, contudo, estarão em disputa em outubro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.