Acidente

Sobe para 64 o número de mortos em incêndio em shopping na Sibéria

Dez pessoas seguem internadas em hospitais de Kemerovo, cidade que fica a cerca de 3.000 km de Moscou; 4 são detidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Incêndio atingiu shopping em Kemerovo, na Sibéria, no domingo,25
Incêndio atingiu shopping em Kemerovo, na Sibéria, no domingo,25 (Incêndio atingiu shopping em Kemerovo, na Sibéria, no domingo,25)

KEMEROVO - Subiu para 64 o número de mortos no incêndio domingo,25, em um shopping da cidade russa de Kemerovo, na Sibéria, a mais de 3.000 km de Moscou. Quatro pessoas foram detidas no inquérito que apura o acidente, entre eles o proprietário do shopping. Há suspeitas de negligência e violação das normas de segurança.

De acordo com o último balanço, divulgado ontem, há crianças entre as vítimas, mas o número ainda não foi informado oficialmente, segundo a Associated Press. Seis pessoas seguem desaparecidas.

Em uma TV local, o ministro do gabinete de administração de situações de emergência, Vladimir Puchkov, disse que apenas 15 mortos no incêndio foram identificados até agora.

O novo balanço foi divulgado após os bombeiros fazerem uma varredura nos quatro andares do shopping Winter Cherry. Jornais locais, no entanto, afirmam que "dezenas de pessoas" estariam desaparecidas.

Causas do incêndio

As chamas se originaram em um dos cinemas, que ficava no quarto e último andar do shopping, segundo a EFE. Em vídeos gravados por testemunhas na noite de domingo, era possível ver pessoas saltarem pelas janelas para fugir do fogo.

Já de acordo com a BBC, o incêndio pode ter começado depois que uma criança acendeu um isqueiro em uma área de lazer do shopping. A suspeita preliminar, de acordo com a emissora britânica, é de que o fogo teria começado em uma cama elástica e se alastrado.

Os bombeiros demoraram mais de seis horas para controlar as chamas, que afetaram uma área de 1.500 metros quadrados. Segundo a Reuters, parte do teto do estabelecimento desabou, o que tornou mais difícil o acesso aos andares superiores.

Dez pessoas foram hospitalizadas e pelo menos 40 receberam atendimento médico. A ministra da Saúde, Veronika Skvortsova, afirmou que o paciente que está com o estado de saúde mais grave é um menino de 11 anos, que pulou de uma janela para escapar do fogo. Os pais dele morreram no desastre.

Detidos

A porta-voz do Ministério de Situações de Emergência da Rússia (CIR), Svetlana Petrenko, informou a detenção de quatro pessoas no inquérito aberto em relação ao acidente, incluindo o proprietário do shopping.

De acordo com investigações preliminares, o alarme de incêndio não foi acionado. Por isso, as pessoas que estavam no shopping só perceberam o fogo quando uma fumaça densa tomou conta do prédio.

Testemunhas citadas pela imprensa russa também afirmam que muitas pessoas não conseguiram deixar o local porque as saídas de emergência estavam trancadas.

Os investigadores trabalham com a possibilidade de que tenha havido negligência e violação das normas de segurança pelo shopping. Até 2013, o prédio onde hoje é o shopping abrigava uma confecção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.