Semana Santa

Feriado terá rotina alterada na cidade; segurança será reforçada

Na Quinta-Feira Santa, estabelecimentos em geral estarão disponíveis; apenas na sexta-feira Santa, 30, estão programadas alterações na rotina; policiamento será maior próximo a igrejas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Segurança nas proximidades das igrejas será reforçada no período
Segurança nas proximidades das igrejas será reforçada no período (Igreja São João)

SÃO LUÍS - A Semana Santa alterará a rotina da cidade. Na Quinta-Feira Santa, apesar da data, os estabelecimentos em geral estarão disponíveis. Apenas na sexta-feira Santa, 30, estão programadas alterações na rotina.

No São Luís Shopping e no Pátio Norte Shopping, apenas na Sexta-Feira Santa haverá alteração no funcionamento. Neste dia, em ambos os centros comerciais, apenas estarão disponíveis os cinemas (das 14h às 22h) e praças de alimentação (do meio-dia às 22h). As lojas estarão fechadas.

Já o Rio Anil Shopping, na Avenida São Luís Rei de França (Turu), apenas a academia (das 9h às 13h), cinema e praça de alimentação estarão abertos do meio-dia às 22h. No sábado, 31, e domingo, 1º de abril, o shopping funcionará em horário normal. No Shopping da Ilha, haverá evento de Páscoa na Sexta-Feira Santa (das 14h às 20h). As lojas permanecerão fechadas no período.

De acordo com calendário divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão abertas até quin­ta-feira, 29, e terão expediente suspenso na Sexta-Feira Santa, 30. As atividades serão restabelecidas na segunda-feira, dia 2.

Quanto às lojas do Centro e comércio em geral, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) informou ontem, 26, que, conforme as convenções coletivas de trabalho, na quinta-feira, 29, o comércio de São Luís funciona em horário normal, ou seja, das 8h às 18h. Na Sexta-Feira Santa, 30, ainda de acordo com a entidade, o comércio permanecerá fechado e será reaberto no sábado de Aleluia, 31.

De acordo com o Decreto nº 33.766, de 2018, será ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na quinta-feira, 29. Na Sexta-feira Santa, 30, como será feriado, os órgãos ligados ao Governo do Maranhão também não funcionarão e retornarão ao expediente normal na próxima segunda-feira, dia 2 de abril. No site da Prefeitura, o link dos feriados oficiais do Município estava fora do ar, até o fechamento desta edição. A assessoria da Prefeitura não emitiu parecer acerca dos feriados na capital maranhense.

Segurança
A Policia Militar reforçará o efetivo nos bairros da capital, objetivando amenizar e conter a violência e os roubos.
Nos locais onde haverá grandes aglomerações, como, por exemplo, nas igrejas, e próximo a elas, o efetivo na segurança será ainda maior, visto que centenas de fiéis aproveitarão o período para participar das missas e celebrações que haverá.

No centro de São Luís, onde se concentram as igrejas tradicionais, como a Santo Antônio, Sé, São João Batista, entre outras, nas quais são realizadas missas no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, um plano de segurança será formado, com pelo menos 20 policiais, fazendo itinerário a cavalo, viatura e motocicleta.

A segurança será feita também com grande efetivo de policiais no bairro do Anjo da Guarda, onde haverá nos dias 29 e 30 a apresentação da Via Sacra, que recebe centenas de pessoas da capital e de outras cidades. Para realizar a segurança, a Polícia Militar do 3º setor será a responsável, destinando cerca de 300 policiais militares.

Grandes aglomerações significam cuidados dobrados. É o que recomenda o coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM-1). “Quem vai sair para locais com grande fluxo de pessoas deve ficar atento aos seus objetos pessoais, como bolsas, celulares e também crianças, visto que muitas podem se perder por descuido dos pais ou responsáveis”, destacou o coronel Pedro Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.