Meio Ambiente

10º Ecoponto de São Luís é entregue no bairro Anil

Estudantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer o descarte de entulhos corretamente

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Moradores do Anil, em São Luís, e de 13 bairros do seu entorno passaram a contar com um Ecoponto na região, inaugurado ontem. Esse é o 10° equipamento de coleta seletiva implantado na capital maranhense. Cerca de 40 mil habitantes serão beneficiados. Durante o evento, que contou com a participação de políticos, estudantes tiveram a oportunidade de aprender a descartar os entulhos corretamente.

De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, com a inauguração do Ecoponto Anil, amplia para 91 o número de bairros atendidos pelo equipamento, totalizando 350 mil pessoas contempladas. “Aqui, na área do Anil, não tinha nenhum Ecoponto. A partir de agora, as pessoas dessa região, e também de bairros adjacentes, têm um local para descartar o lixo regularmente e diminuir o acúmulo de resíduos sólidos em locais inadequados. E isso é gratuito. Não tem cobranças de taxas”, explicou Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís.

Vitória Santos Rocha, de 10 anos, estudante da Unidade de Ensino Básica (UEB) Sá Valle, participou do evento de entrega do Ecoponto e relatou o que aprendeu em relação ao descarte de lixo. “Aprendi que não podemos jogar lixo nas ruas porque se não poluímos a cidade e nada vai melhorar”, ressaltou Rocha. “Não podemos jogar entulhos em locais inadequados, para não entupir os esgotos”, disse o estudante Michel Cristian da Silva, de 11 anos.

No Brasil, mais de 300 mil municípios ainda têm lixões a céu aberto e não fazem o tratamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos urbanos, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O Ecoponto Anil fica situado na Rua 2, Conjunto Rancho Dom Luiz.

Os bairros em que estão localizados os outros Ecopontos são: Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária e São Francisco. O primeiro Ecoponto foi instalado em 2016, no Parque Amazonas.

SAIBA MAIS

Sobre Ecoponto

- Localização
O Ecoponto Anil fica localizado na Rua 02, Conjunto Rancho Dom Luiz. O acesso mais fácil ao local é pela Avenida Santos Dumont, entrando na rua ao lado da agência do Banco do Brasil.
- Bairros atendidos
O Ecoponto Anil atenderá a 13 bairros do seu entorno. São eles: Anil, Alto do Pinho, Aurora, Jardim Alvorada, Pão de Açúcar, Parque Seilândia, Parque Universitário, Vila Nossa Senhora da Conceição, João de Deus, Planalto Anil, Planalto Aurora, Residencial Turquesa e Sítio São José.
- População beneficiada
O Ecoponto Anil beneficiará uma população de mais de 40 mil habitantes.
Em quais bairros estão localizados os Ecopontos?
Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco e Anil.
Quais tipos de resíduos os Ecopontos recebem?
A população pode levar aos Ecopontos materiais como eletrônicos (televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc), entulhos (resíduos de construção civil como tijolos, telhas, gessos), madeira, óleo de cozinha, pneus, podas de árvore e resto de capina, recicláveis (plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc) e bagulhos volumosos (móveis, sofás, colchão, etc).

Números
10
Ecopontos em funcionamento em São Luís
11 mil toneladas de materiais que eram descartados irregularmente nas ruas da cidade já foram recolhidas nos Ecopontos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.