Eleições 2018

Waldir Maranhão entrega hoje pedido de filiação ao PT

Deputado federal cobra acordo feito em 2015 com o governador Flávio Dino e com membros do Partidos dos Trabalhadores

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Waldir Maranhão ainda tenta pressionar para que o governador Flávio Dino cumpra acordo firmado em 2015
Waldir Maranhão ainda tenta pressionar para que o governador Flávio Dino cumpra acordo firmado em 2015 (Flávio Dino cumprimenta Waldir Maranhão, sob aplausos de Márcio Jerry)

O deputado federal Waldir Maranhão (Avante) entregará nesta segunda-feira, 26, o pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O parlamentar irá a sede do diretório municipal às 17h.

O problema para Maranhão é a resistência que ele tem de parte da militância do PT. Os diretórios estadual e nacional já foram comunicados por petistas de que o deputado não é aceito por maioria dos membros da sigla.

Mesmo sabendo da rejeição, Waldir Maranhão insiste em se filiar na legenda. Dentro do PT, o parlamentar tem o apoio declarado somente do ex-secretário de esportes do governo Flávio Dino, Márcio Jardim, e do deputado estadual Zé Inácio.

Segundo o presidente estadual do PT, augusto Lobato, o pedido de filiação de Maranhão será analisado pela direção nacional já que o cargo que ele ocupa é de deputado federal.

Cobrança - Waldir Maranhão ao tentar entrar no PT está cobrando a fatura de um acordo firmado, em 2015, segundo ele, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o governador Flávio Dino (PCdoB).

Pelo acordo, Waldir votou contra o impeachment de Dilma Rousseff e, quando assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, tentou anular a sessão que admitiu o impeachment da então presidente petista. Em troca, o deputado poderia se filiar ao PT para disputar o Senado, em 2018, na chapa do governador Flávio Dino.

Por enquanto, Waldir Maranhão não tem a certeza nem se vai conseguir se filiar ao PT e muito menos se será candidato a senador pela chapa do comunista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.