Estado Maior

Rompimento reafirmado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O deputado federal Zé Reinaldo voltou a se manifestar sobre o rompimento político com o governador Flávio Dino (PCdoB). A saída do ex-governador da base aliada ao Palácio dos Leões completou um mês no fim de semana.
E se ainda havia comunistas com esperanças de uma reaproximação, elas acabaram de se dissipar. Em entrevista a um programa de TV em Imperatriz, ele riu quando perguntado se “criou uma cobra para lhe morder” e avaliou a gestão do, agora, ex-aliado comunista.
- A nota dele é muito ruim -, disse o parlamentar, referindo-se ao conceito que tem da administração de Flávio Dino.
Sobre o futuro das eleições, Zé Reinaldo foi taxativo: “Eu acho que ele [Flávio Dino] vai perder”, declarou. A entrevista vai ao ar nesta segunda-feira e, é claro, já começou a ser alvo da patrulha ligada a Dino.

Encontro
A volta do deputado federal Waldir Maranhão (Avante) ao debate sobre as candidaturas a senador na chapa do governo Flávio Dino (PCdoB) ocorreu em Brasília.
Após um fortuito encontro num vôo entre São Luís e a capital federal, o parlamentar marcou uma reunião com o também deputado Weverton Rocha (PDT) e o secretário Márcio Jerry (PCdoB).
A agenda tomou lugar na residência do pedetista, onde Waldir voltou a cobrar o cumprimento de um acordo segundo o qual ele seria um dos candidatos ao Senado dos comunistas.

Dirceu presente
Da reunião, além dos dois deputados e do homem-forte do governador Flávio Dino (PCdoB), também participou José Dirceu, um dos próceres do PT.
O petista lembrou que o ex-presidente Lula deu sua palavra em apoio a Waldir Maranhão e garantiu que o PT nacional segue inclinado a cumprir o que fora acordado.
Disse mais: segundo Dirceu, que estava acompanhado pela esposa, por conta do que fora acertado, a candidatura do deputado era “questão de honra” para o PT.

Conselhos
Durante a reunião na casa de Weverton Rocha, Waldir Maranhão foi cobrado pela recente agenda que manteve com o ex-presidente José Sarney (MDB).
Os comunistas avaliaram que o encontro foi uma espécie de provocação do parlamentar, como forma de pressioná-los a tomar uma decisão a seu favor.
Pressionado, Waldir reagiu questionando por que os aliados de Flávio Dino não fazem o mesmo tipo de cobrança a Lula, que também tem se aconselhado com Sarney.

Míope
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Maranhão criticou, em nota, o projeto de lei, aprovado na semana passada, que retira representantes dos policiais do Conselho da Polícia Civil.
A proposta, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB), foi aprovada pela maioria aliada ao Palácio dos Leões no Legislativo.
Para os membros da PF, trata-se de “visão míope, autoritária e desagregadora” da cúpula da Segurança do Estado.

Liberados
O juiz federal Luiz Régis Bomfim Filho determinou, no, sábado, 24, a liberação de três dos envolvidos no caso de contrabando desbaratado pela polícia maranhense.
Foram soltos Rodrigo Santana Mendes, Eder Carvalho Pereira e Edmilson Silva Macedo, considerados peças de menor importância dentro do esquema.
Um dos soltos, Edmilson Silva Machado, era o condutor da van que transportava os estivadores, de São Mateus para o sítio onde ficava a carga contrabandeada.

DE OLHO
R$ 2,4 milhões
é o valor de um convênio assinado entre o governo Flávio Dino e a Prefeitura de Santa Rita para recuperação de uma ponte.

Articulando
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) segue tentando viabilizar sua candidatura a governador do Maranhão.
Depois de se aproximar do deputado federal José Reinaldo Tavares - com quem articula uma candidatura de terceira via - o parlamentar agora procura novos partidos.
Neste fim de semana, Braide participou da posse da nova Executiva Estadual do Rede Sustentabilidade. Há quem diga que o partido já está fechado com ele.


E MAIS

• O governo Flávio Dino (PCdoB) aumentou a frequência com que libera convênios a prefeituras aliadas no ano da eleição.

• Conselheiro político dos comunistas por quase uma década, o deputado José Reinaldo conhece, agora, a fúria da patrulha ligada a Flávio Dino.

• O senador Edison Lobão (MDB) mostra boa recuperação após cirurgia no fêmur, em razão de uma fratura após queda, em Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.