Páscoa

Fiéis celebram o Domingo de Ramos com missas em SL

Missa na Catedral Metropolitana de São Luís atraiu um grande número de fiéis; outras paróquias também realizaram a celebração, que marca o início da Semana Santa e é considerada um momento de reflexão pelos católicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - O ponto alto do fim de semana que antecede as celebrações alusivas à Semana Santa em São Luís foi a tradicional Missa de Ramos, que na Bíblia marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Muitos fiéis dirigiram-se à Catedral Metropolitana de São Luís para acompanhar a celebração conduzida pelo padre César de Sousa, que pregou a paz, o amor e a esperança.

A igreja, localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, ficou lotada. A maioria assistiu à missa segurando um ramo de palmeira nas mãos. A procissão, que deveria acontecer antes da missa, pelas ruas do centro, não ocorreu devido à chuva que caía exatamente no horário da programação. “Mas não tem problema. Temos a missa para assistir e a igreja está lotada. Não seja por isso”, disse Ana Carolina Veiga, uma das que ficou de pé e assistiu à missa quase do lado de fora da igreja porque não encontrou mais assento.

Cânticos

Padre César de Sousa conduziu uma celebração alegre e descontraída, ele mesmo entoando os cânticos principais. Disse que a mensagem deste ano para a Páscoa é a seguinte: que ninguém perca a fé e o foco, que é Jesus Cristo. “O mais importante é que os cristãos estão vindo até a igreja participar da programação tradicional e isto mostra que a fé está inabalável. Hoje, na Missa de Ramos, lembramos os passos de Jesus Cristo a caminho de Jerusalém. Os ramos que eles seguram nas mãos simbolizam a alegria e a aceitação de Jesus. E também suas dores, a Via Sacra e a vitória de Cristo”, disse o padre.

Tradicionalmente, após a bênção dos ramos, estes são levados para casa e guardados até a Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte, quando serão queimados. Além do catolicismo, várias outras denominações cristãs comemoram a data. Na Igreja Ortodoxa, a Entrada do Senhor em Jerusalém é uma das 12 grandes festas do calendário litúrgico. As celebrações são bem parecidas, exceto por algumas diferenças em relação à decoração das igrejas, feita com flores e ramos de palmeira trançados em forma de cruz. Os ramos são distribuídos aos fiéis juntamente com velas na noite anterior, chamada Vigília da Noite Inteira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.