Tecnologia

Desligamento do sinal analógico acontecerá na quarta-feira, 28

O desligamento será realizado nas cidades de São Luís, Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São Jose de Ribamar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Desligamento acontece na próxima quarta-feira
Desligamento acontece na próxima quarta-feira (Sinal Analógico)

SÃO LUÍS - Faltam dois dias para o desligamento do sinal analógico de TV em São Luís e nas cidades de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar. O desligamento será realizado quarta-feira (28) e quem ainda não tem TV digital, precisa adquirir antena e conversor, distribuídos pela Seja Digital às famílias de baixa renda atendidas pelo governo federal.

São Luís está bem posicionada no ranking de cidades com televisores já convertidos: 93% da população já têm televisores com conversor. Os aparelhos de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de conversor para receber o sinal digital. Se a TV já tiver conversor embutido, basta conferir se a antena é adequada para a recepção do sinal. O mais indicado é instalar a antena no telhado da residência. Depois, conectar o conversor à TV e fazer a busca dos canais.

Uma campanha de conscientização sobre o desligamento começou um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. Em São Luís, o marco zero foi 2 de abril de 2017. A TV Mirante promoveu palestras em escolas e outras ações dentro da campanha. O cronograma de desligamento do sinal analógico e mudança para o digital foi definido pela portaria 378/2016, do Ministério das Comunicações, que definiu que 360 dias antes do desligamento fosse feita uma campanha para informar a população sobre a mudança.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital é um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz e tem melhor qualidade”, explicou Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.