Saúde

Dá para curtir as delícias da Páscoa sem sair da dieta

Especialista lista dicas sobre como aproveitar as tentações da data sem deixar de lado os hábitos alimentares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Saboreie o chocolate; abra um ovo de cada vez
Saboreie o chocolate; abra um ovo de cada vez (Páscoa)

São Paulo - A Páscoa está chegando e nesta época do ano temos uma infinidade de opções de chocolate, não é verdade? É momento de confraternizar e degustar com todos, os deliciosos ovos de páscoa. Os recheios e coberturas são infinitos e com tanta novidade assim, dá medo de não conseguir se controlar e acabar "enfiando o pé na jaca". É nesta ocasião que geralmente surge a dúvida: como aproveitar e degustar tantas novidades de chocolates dentro de uma alimentação balanceada?

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (ABIMAPI) dá para curtir este momento e ainda manter o equilíbrio na alimentação.

"O chocolate, assim como os carboidratos provenientes dos pães, massas e biscoitos oferecem nutrientes que participam da formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.", explica.

Pensando nisso, a especialista separou algumas dicas para manter uma dieta balanceada e ao mesmo tempo poder aproveitar o feriado da Páscoa sem peso na consciência:

Sustentar hábitos saudáveis depende de alguns fatores como, variar os alimentos, incluir todos os grupos de nutrientes e consumi-los de forma balanceada. Desta forma, com moderação, não será o chocolate o vilão da história.

Comece o dia com um café da manhã reforçado, um lanche natural com pão de forma ou torradas, por exemplo, irão te dar saciedade por mais tempo e evitar aquela "fome de leão".

Se abusar na macarronada de domingo com a família dê uma segurada nos ovos. Ao contrário das massas, os chocolates possuem uma quantidade grande de gordura e podem prejudicar sua dieta.

Planejamento na hora de comprar: optar por ovos um pouco menores ajuda na hora de manter um consumo moderado. Saboreie o chocolate! É normal nesta época ganharmos ou até comprarmos em maior quantidade; pensando na moderação, abra um ovo de cada vez. Outra dica é armazenar o ovo já aberto na geladeira em pequenas porções e ir degustando aos poucos.

A colomba pascal também é uma ótima opção para dividir com os parentes e amigos e pode ser encontrada em diversos sabores.

Faça as escolhas certas: é impossível resistir à oferta de chocolates? Dê preferência às opções com maior teor de cacau, que possuem menos açúcar e gordura.

Planeje-se: se você já sabe que irá comer mais no domingo de Páscoa e ainda seguirá comendo chocolate por mais alguns dias, prefira ter uma alimentação mais saudável nos dias anteriores, com maior consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Por fim, é importante lembrar que, dentro de uma alimentação saudável, todos os alimentos ou grupos alimentares podem ser consumidos. Sendo assim, aproveite o momento da Páscoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.