Vida | Saúde

Dá para curtir as delícias da Páscoa sem sair da dieta

Especialista lista dicas sobre como aproveitar as tentações da data sem deixar de lado os hábitos alimentares
25/03/2018 às 09h42
Dá para curtir as delícias da Páscoa sem sair da dieta Saboreie o chocolate; abra um ovo de cada vez (Divulgação)

São Paulo - A Páscoa está chegando e nesta época do ano temos uma infinidade de opções de chocolate, não é verdade? É momento de confraternizar e degustar com todos, os deliciosos ovos de páscoa. Os recheios e coberturas são infinitos e com tanta novidade assim, dá medo de não conseguir se controlar e acabar "enfiando o pé na jaca". É nesta ocasião que geralmente surge a dúvida: como aproveitar e degustar tantas novidades de chocolates dentro de uma alimentação balanceada?

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (ABIMAPI) dá para curtir este momento e ainda manter o equilíbrio na alimentação.

"O chocolate, assim como os carboidratos provenientes dos pães, massas e biscoitos oferecem nutrientes que participam da formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.", explica.

Pensando nisso, a especialista separou algumas dicas para manter uma dieta balanceada e ao mesmo tempo poder aproveitar o feriado da Páscoa sem peso na consciência:

Sustentar hábitos saudáveis depende de alguns fatores como, variar os alimentos, incluir todos os grupos de nutrientes e consumi-los de forma balanceada. Desta forma, com moderação, não será o chocolate o vilão da história.

Comece o dia com um café da manhã reforçado, um lanche natural com pão de forma ou torradas, por exemplo, irão te dar saciedade por mais tempo e evitar aquela "fome de leão".

Se abusar na macarronada de domingo com a família dê uma segurada nos ovos. Ao contrário das massas, os chocolates possuem uma quantidade grande de gordura e podem prejudicar sua dieta.

Planejamento na hora de comprar: optar por ovos um pouco menores ajuda na hora de manter um consumo moderado. Saboreie o chocolate! É normal nesta época ganharmos ou até comprarmos em maior quantidade; pensando na moderação, abra um ovo de cada vez. Outra dica é armazenar o ovo já aberto na geladeira em pequenas porções e ir degustando aos poucos.

A colomba pascal também é uma ótima opção para dividir com os parentes e amigos e pode ser encontrada em diversos sabores.

Faça as escolhas certas: é impossível resistir à oferta de chocolates? Dê preferência às opções com maior teor de cacau, que possuem menos açúcar e gordura.

Planeje-se: se você já sabe que irá comer mais no domingo de Páscoa e ainda seguirá comendo chocolate por mais alguns dias, prefira ter uma alimentação mais saudável nos dias anteriores, com maior consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Por fim, é importante lembrar que, dentro de uma alimentação saudável, todos os alimentos ou grupos alimentares podem ser consumidos. Sendo assim, aproveite o momento da Páscoa.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte