Entrevista - Francy Dazia Menezes - Dermatologista da Clínica Dedicare

“Alimentação interfere no estado de saúde da pele”

Os bons hábitos alimentares são fundamentais para a conservação da pele, cabelo e unhas; a dermatologista Francy Dazia Menezes dá dicas de como se manter rejuvenescido: “A partir dos 25 anos, nossa pele passa a produzir menos colágeno”

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Francy Dazia Menezes, dermatologista da Clínica Dedicare
Francy Dazia Menezes, dermatologista da Clínica Dedicare (Francy Dazia Menezes - Dermatologista da Clínica Dedicare)

Para quem pensa que cuidar da pele se resu­me apenas ao uso do protetor solar, uma di­ca: a alimentação também tem interferência direta na conservação das células que constituem a proteção do organismo. Para a dermatologista Francy Dazia Menezes, da Clínica Dedicare, o hábito de ingerir comidas saudáveis é fundamental para o bem-estar da pele. Em entrevista a O Estado, a especialista dá algumas dicas sobre como se manter rejuvenescido (a) pelo estímulo dos hábitos recomendados por nutricionistas.

Antes de saber qual a relação entre os alimentos e a conservação da pele, é possível retardar o envelhecimento? Co­mo?
Sim, é possível. A partir dos 25 anos, nossa pele passa a produzir menos colágeno, e é comum começarem a surgir os primeiros efeitos do envelhecimento. Mas podemos tentar retardar o processo e amenizar as marcas de expressão que surgem ao longo da vida. O primeiro e mais importante cuidado é usar protetor solar, que deve ser usado todos os dias, de duas em duas horas, mesmo em dias nublados. A aplicação regular prolonga em até 50% a duração do colágeno estocado no corpo.

E qual a interferência da alimentação na conservação da pele?
A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis. Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo também a pele. A alimentação mais saudável para pele é aquela rica em fibras, vegetais, legumes, frutas, leites e carnes magras. Estes tipos de alimentos são ricos em vitaminas e minerais que neutralizam a ação dos radicais livres e, assim, amenizam e retardam o envelhecimento. E as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino.

Quem se alimenta mal está sujeito a quais prejuízos à saúde?
Os sinais de má alimentação também são claramente percebidos na beleza: queda de cabelo, fios sem brilho, unhas frágeis, pele ressecada. Alimentos processados, industrializados, frituras e gorduras aquecidas, açúcar bran­co, cafeína e refrigerantes são alimentos inimigos da pele e devem ser evitados, neste caso.

O uso excessivo de maquiagem pode prejudicar a pele?
Sem dúvida, uma das principais dicas, além do uso do protetor solar, é hidratar a pele diariamente para diminuir os efeitos dos fatores externos a pele. É importante frisar ainda que é imprescindível limpar a pele todos os dias e nunca deixar de remover a maquiagem por completo, especialmente à noite, período em que a pele costuma passar por processo de regeneração.

Quais as dicas que precisam ser seguidas para manter-se novo ou nova por mais tem­po?
Outros fatores recomendáveis são evitar o hábito do fumo e o uso de bebida alcoólica. Além destes, é fundamental praticar atividade física regularmente, ingerir bastante água e evitar o estresse. Tudo isso para manter a pele sempre jovem, bonita e saudável.

Quais os procedimentos mais recomendados para tratamento de pele?
Cada caso é um caso. No entanto, dependendo do paciente, alguns procedimentos médicos são recomendados, como toxina botulínica, laser, radiofrequência e Peeling. São métodos que têm o objetivo claro de prevenir rugas, estimular colágeno, combater a flacidez e fazer renovação celular.

A procura por um especialista em pele é sempre importante?
Sem dúvida. E não adianta sair do consultório com uma lista de produtos e não usar ou usar menos ou pular etapas, pois você não vai obter os efeitos desejados. É importante sempre seguir as dicas médicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.