Todos por São Luís

8 mil atendimentos são feitos em ações de saúde na Vila Riod

Atividades tiveram prosseguimento na sexta-feira, com atendimentos voltados apenas à saúde e no sábado, agregam ações desenvolvidas por outras secretarias e vacinação de cães e gatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Atividades voltadas aos moradores da Vila Riod continuaram na sexta-feira; no sábado, ações prosseguem
Atividades voltadas aos moradores da Vila Riod continuaram na sexta-feira; no sábado, ações prosseguem (saúde)

Em razão da procura pelos serviços na última edição do “Todos por São Luís”, na Vila Riod, que realizou cerca de 8 mil atendimentos, a Prefeitura estendeu as ações do programa no bairro até este fim de semana. Nesta sexta-feira, 23, as atividades, realizadas no Centro Comunitário de Saúde Dr. Afonso Amaral foram voltadas para a área da saúde. No sábado, 24, as atividades prosseguem, com a ampliação dos serviços, agregando ações desenvolvidas por outras secretarias, além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A coordenadora do “Todos por São Luís” e primeira-dama, Camila Holanda, explica que as ações do programa atendem a uma deman­da da comunidade. "O programa nasceu com o objetivo de responder às necessidades da população. Identificamos na Vila Riod uma procura muito grande por esses serviços. Por isso, não podíamos deixar de estender as ações nessa área", destaca.

Na sexta-feira, 23, o “Todos por São Luís” ofereceu a moradores da Vila Riod e bairros vizinhos serviços como aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional, imunização, distribuição de preservativos, exames laboratoriais e preventivos, consultas médicas, realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, entrega de medicamentos com a farmácia básica, além de serviços odontológicos, com extração, limpeza, restauração e orientações sobre escovação, com aplicação de flúor.

Os serviços beneficiaram cidadãos como o aposentado Juraci Mendonça e a dona de casa Laurinete Machado. "Vim consultar e já estou levando os remédios que o médico passou. Achei uma ação ótima, fui muito bem atendido", disse Juraci Moreno Mendonça, 78 anos. "Estava passando por acaso aqui, aproveitei para consultar e fazer os exames, e já liguei para minha filha para ela vir também", contou a dona de casa Laurinete Machado, 34 anos.

Os serviços na Vila Riod beneficiaram também moradores de bairros vizinhos, como a Cidade Olímpica. "Fiquei sabendo da ação e vim buscar serviços odontológicos. Precisava fazer uma restauração", disse Manoel Neto, 19 anos, que aproveitou para aplicar flúor e receber maiores informações so­bre saúde bucal.

Profissionais de saúde que atuam no programa “Todos por São Luís” reconhecem a importância da ação. "A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde do corpo inteiro e é nessa parte educativa que a gente orienta a comunidade a adotar práticas saudáveis de higiene bucal. A gente percebe que, com atividades como essas, o programa vem cumprindo o seu papel de levar saúde às comunidades", disse a cirurgiã-dentista Karla Janilee, professora do Pitágoras, uma das instituições parceiras do programa.

SAIBA MAIS

Neste sábado, 24, a Prefeitura prossegue com as ações do 'Todos por São Luís' na Vila Riod, com ampliação dos serviços oferecidos. Além de consultas com clínico geral, serviços odontológicos e atividades da estação saúde (aferição de pressão, glicemia e orientação nutricional), serão disponibilizadas consultas com pediatra, ginecologista e fisioterapeuta.
Também serão incluídos serviços como vacinação para cães e gatos, orientações da vigilância sanitária sobre conservação e preparo de alimentos, emissão do cartão do SUS, oficinas, entre outros serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.