Cidades | IGREJA CATÓLICA

Missa dos Santos Óleos é realizada na Igreja da Sé

Atividade da Igreja Católica foi antecipada pelo terceiro ano consecutivo; óleos que serão usados na unção de enfermos e catecúmenos foram abençoados
Robert W. Valporto / O Estado23/03/2018

Pelo terceiro ano consecutivo a Igreja Católica antecipou, em uma semana, a celebração da Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade, tradicionalmente realizada na manhã da Quinta-Feira Santa, com a permissão da Santa Sé. A medida foi tomada para facilitar a participação de algumas paróquias, que poderiam ter dificuldade no deslocamento para a capital durante a Semana Santa.

É nessa missa, também chamada Missa do Crisma, que o bispo abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o Santo Crisma. Por isso o nome “Missa dos Santos Óleos”.

A missa é marcada também pela renovação das promessas sacerdotais que são pronunciadas no dia da ordenação. Todos os padres renovam diante do bispo, fiéis e de Deus seus votos expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo.

Após a homilia, o bispo exorta os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convida-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais. O ato expressa comunhão eclesial de toda a Arquidiocese com seu pastor, seus padres e diáconos e o povo de Deus, todos imbuídos do sentimento pascal que se celebrará na semana seguinte, a Santa.

Para o dom Belisário da Silva, com a alteração da data, mais pessoas podem participar desse momento ímpar para a Igreja. “Com a chegada da Semana Santa, a BR-135, por exemplo, ficava parada, fazendo com que se tornasse muito difícil a muitos chegar para essa celebração. Assim sendo, temos tido resultados em antecipar para uma semana antes, para juntos celebrarmos a missa”, concluiu.

SAIBA MAIS

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no Domingo de Páscoa.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte