Caos

Feira da Macaúba precisa de reforma

Com infiltrações no telhado, buracos surgem com frequência, e quando chove uma cachoeira se forma dentro da construção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Situação da Feira da Macaúba é caótica, com a necessidade urgente de obras de reforma no prédio
Situação da Feira da Macaúba é caótica, com a necessidade urgente de obras de reforma no prédio (feira Macaúba)

Construída há mais de 40 anos, a Feira da Macaúba está abandonada. As bases de ferro utilizadas para sustentar o telhado estão enferrujadas e com risco de queda a qualquer momento. O perigo é maior quando chove.

Com infiltrações em diversos pontos do telhado, buracos surgem com frequência, e quando chove uma cachoeira se forma dentro da construção antiga. Para tentar amenizar a situação, os feirantes resolveram utilizar pedaços de madeira velha e de ferro para fazer uma calha.

As paredes da feira da Macaúba estão com o reboco desgastado e caindo em vários lugares, por cau­sa das infiltrações. A falta de iluminação dificulta a utilização do local, com instalação elétrica improvisada e fiação exposta, podendo causar um curto-circuito a qualquer momento, colocando em risco quem trabalha e faz compras no local.

As bancas utilizadas para depositar as mercadorias estão com muitas rachaduras e quebradas, obrigando os feirantes a colocarem as frutas, legumes e verduras em locais improvisados. A feirante Antonia Sousa, que trabalha no local desde a fundação, contou que ao longo dos anos a feira foi sendo esquecida. “Isso aqui era muito diferente de hoje. Era bem organizada e tínhamos condições de trabalhar”, disse.

Os feirantes destacam ainda que diversos projetos já foram apresentados, mas todos ficaram apenas no papel. Enquanto isso, os feirantes da Macaúba continuam aguardando uma solução para seus problemas.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informou, em nota, que o Mercado da Macaúba integra o cronograma de reforma de feiras e mercados. A Semapa frisou que o projeto arquitetônico, que está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, já está em fase final, e a reestruturação do equipamento é prioridade.

Feira da Macaúba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.