Sem energia

'Perda de carga' pode ter sido a causa de apagão, aponta ONS

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, corte no fornecimento de energia será investigado; vários transtornos foram causados ontem na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Uma "perda de carga" teria sido a causa do apagão que ocorreu na tarde de ontem em pelo menos 12 estados das regiões Norte e Nordeste do país, incluindo o Maranhão e em outras cidades do Sul e Sudeste do país, segundo nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema ( ONS). As causas do desligamento estão sendo investigadas. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

Vários transtornos foram causados em São Luís e em outras cidades do Maranhão devido ao apagão. Na capital, além da paralisação dos conjuntos semafóricos, hospitais e empresas precisaram recorrer aos serviços de geradores de energia.

Em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por causa da ausência do fornecimento de energia, houve comprometimento no fluxo de água para os imóveis das cidades. Em nota, a BRK Ambiental – empresa responsável pelo serviço nos municípios – informou que o envio de água para as residências será normalizado em até 72 horas.

Segundo a Cemar, responsável pelo fornecimento ao Maranhão, apenas partes da regiões de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda não foram atingidas. Inicialmente, de acordo com a companhia, uma avaliação preliminar apontou que “houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte”, no estado do Pará e atualmente responsável pelo fornecimento de energia para cerca de 40% das residências do país. A direção do ONS não confirmou qualquer ligação entre o apagão e possível falha em Belo Monte.

Por causa da perda de carga registrada exatamente às 15h48 de ontem,21, nas regiões Norte e Nordeste, foi necessário suspender – ainda de acordo com informações do ONS – o fornecimento de energia em cidades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ainda de acordo com o ONS, às 16h15 de ontem,21, vários municípios já haviam registrado o restabelecimento do fornecimento de energia.

Em gráfico disponibilizado pelo ONS a O Estado, foi possível ver uma queda brusca na geração e fornecimento de energia pouco antes das 16h de ontem. O operador apontou que, em poucos minutos, a produção elétrica no país caiu de 80.000 Megawatts para pouco mais de 62.000 Megawatts. Para se ter uma ideia do valor da queda, a produção de energia próxima das 16h é equivalente à registrada durante a madrugada, quando normalmente cai o consumo de energia.

Relembre

Em outubro de 2012, houve o registro de apagão de uma hora e meia semelhante à de ontem, 21, na Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Na ocasião, foram atingidos os estados do Maranhão, além do Pará, Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal. Como no caso recente, à época, o ONS não informou as causas reais da suspensão do fornecimento de energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.