Em reforma

Obra de requalificação da Praça D. Pedro II é iniciada

Reforma do logradouro devolve o esplendor de um dos cartões-postais da cidade, reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Tapumes começaram a ser colocados para cercar toda a área da praça, que passará por reforma
Tapumes começaram a ser colocados para cercar toda a área da praça, que passará por reforma (Pedro II)

As obras de requalificação urbanística da Praça D. Pedro II, localizada em frente à Igreja da Sé, foram iniciadas nesta semana, em uma parceria da Prefeitura de São Luís com a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho inclui modificação de canteiros, do piso de pedras portuguesas, a colocação de bancos de concreto e madeira, e rampa de acesso ao Palácio Episcopal, Igreja da Sé e Museu de Arte Sacra. Um novo projeto de iluminação vai realçar ainda mais a riqueza arquitetônica dos monumentos no entorno da praça.

O início da obra materializa o Termo de Compromisso assinado em dezembro do ano passado pelo Município e o Iphan, representado pela presidente nacional, Kátia Bogéa e pelo superintendente regional, Maurício Ita­pary. A obra sucede a última restauração do logradouro, ocorrida há 10 anos. Com o investimento, a Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, um dos mais significativos espaços públicos da capital, será requalificada, com restauração do antigo piso de pedra portuguesa, novo paisagismo e iluminação especial com foco artístico nos monumentos.

Marco inicial da cidade de São Luís, a região concentra as sedes dos poderes Executivos estadual e municipal, e do Poder Judiciário, além do Palácio Episcopal e Museu de Arte Sacra. A restauração deverá devolver à praça a fonte e escultura da Mãe d’Água, feita pelo escultor Newton Sá.

Na opinião do superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary, a reforma da praça D. Pedro II devolve o esplendor de um dos cartões-postais da cidade e confere à cidade uma grandiosidade ímpar, reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade. Segundo informou Maurício Itapary, nos locais não pavimentados com pedras portuguesas será colocado concreto resisten­te. Além da praça, a obra compreende todo o passeio da avenida que se estende em direção à Beira-Mar.

"É uma área fundamental pa­ra a cidade. A obra vai devolver, em condições de excelência, um equipamento urbano de grande relevância para São Luís. Além da parte estrutural, serão restauradas as instalações hidráulica e elétricas, para que a fonte apresente as características originais", ressalta o superintendente.

O presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade, destaca a contribuição do poder público municipal na requalificação do espaço. "A requalificação será feita a partir de projeto elaborado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico. A reforma da praça é um exemplo de parceria institucional entre os entes públicos, com a finalidade de contribuir com a revitalização do Centro Histórico", reforça.


SAIBA MAIS

A escultura Mãe d’Água foi retirada da praça pela Prefeitura de São Luís para restauro e como medida preventiva contra a ação de vândalos. A restauração será acompanhada por técnicos do Iphan. Atualmente, a escultura do maranhense Newton Sá está nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol. Após a reforma, a escultura será devolvida à praça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.