Denúncias

OAB/MA lança campanha hoje de combate ao assedio

Entidade disponibilizará um Disque-Assédio para que advogadas possam denunciar situações de assédio moral ou sexual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Coibir os casos de assédio moral ou sexual envolvendo advogadas é o principal objetivo da campanha que será lançada pela OAB Maranhão, hoje, às 9h, na sede da Ordem, encerrando as comemorações do Mês da Mulher. Na ocasião, será lançado também um Disque-Assédio (99109-2449), número por meio do qual as advogadas poderão fazer denúncias, que serão investigadas e acompanhadas pela OAB/MA.

O anúncio da campanha foi feito pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, durante a realização do I Encontro das Advogadas do Maranhão, realizado na última quinta-feira.15, no Hotel Pestana.

“A caminhada é longa, mas temos que dar os passos necessários na busca pela igualdade de gênero, pelo respeito à mulher. Nesse caminho, teremos o lançamento, no próximo dia 21 de março, de uma campanha de combate ao assédio e o lançamento do Disque-Assédio da Ordem dos Advogados do Brasil. É o momento de colocarmos na mesa os assuntos importantes e combatermos essa grande mazela e essa vergonha para todo e qualquer operador do Direito”, destacou Thiago Diaz, na ocasião.

No dia a dia

Segundo a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Ananda Farias, o assédio moral e sexual ainda é uma realidade no dia a dia das operadoras do Direito. Ela enfatiza que o Disque- Assédio não eliminará o problema, mas terá uma função de amedrontar os profissionais que adotam esse tipo de postura.

“Por meio do Disque-Assédio, as advogadas poderão denunciar casos de assédio, que, infelizmente, acontecem principalmente com quem está começando na profissão. A Comissão da Mulher e da Advogada vai apurar as denúncias e, de acordo com o parecer da Comissão, o caso vai ser encaminhado para a Comissão de Defesa de Prerrogativas que vai fazer o acompanhamento”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.