DUPLICAÇÃO BR-135

Viaduto de Bacabeira liberado; trecho antigo da BR terá obra

Após liberação do viaduto, parte da estrada antiga entre Bacabeira e São Luís será restaurada, ainda dentro das obras de duplicação da BR-135; serviços se iniciaram em 2012, mas resultados só começaram a aparecer no ano passado

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

BACABEIRA - O tráfego foi liberado na manhã de ontem, 19, no viaduto de Bacabeira, que faz parte das obras de duplicação da BR-135 (entre Estiva e Bacabeira), e os condutores puderam fazer uso dessa nova via, que deve facilitar o acesso a São Luís e reduzir o número de acidentes na localidade.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a conclusão desta etapa da duplicação será necessária apenas a restauração asfáltica da via antiga que liga Bacabeira a São Luís, especificamente no trecho do Campo de Perizes.

“Nós damos por concluída essa etapa da duplicação da BR-135 e, até o segundo semestre deste ano, já teremos feito a restauração asfáltica no trecho do Campo de Perizes, um total de 17 km dos 26 km, já que o restante já foi feito”, destacou Glauco Henrique Silva, coordenador de Engenharia do Dnit.

Questionado por O Estado quanto à instalação de faixas para pedestres, o Dnit informou que serão feitas em breve. “De acordo com a demanda dos moradores e, caso necessário, que sejam feitas mais, o Dnit pode estudar a possibilidade dessa instalação”, garantiu Glauco Henrique Silva.

A obra no viaduto agradou aos moradores de Bacabeira, como o taxista Josenilson Pereira, de 32 anos, que acredita na redução do número de acidentes nessa área. “A gente só tem a agradecer ao Governo Federal por essa obra, que tornou mais segura a via, reduzindo demais o número de acidentes aqui. Vamos ver se continuará assim”, frisou.

Duplicação

As obras de duplicação da BR-135 começaram em 2012, e a primeira parte (entre Estiva e Bacabeira) deveria ter sido entregue em 2014. No entanto, por causa de cortes no orçamento federal, os serviços permaneceram parados por quase dois anos. No dia 12 de janeiro deste ano, após mobilização da bancada maranhense na Câmara Federal, foi entregue um trecho de aproximadamente 11 quilômetros de pista duplicada da BR-135, entre Estiva e Periz de Baixo.

Outros sete quilômetros já haviam sido entregues em julho do ano passado, com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes. Os trechos entregues são considerados por especialistas os mais importantes e complexos do projeto, que prevê a duplicação da rodovia nos próximos anos até o Entroncamento.

Os ministros Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação), Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência da República) e Sarney Filho (Meio Ambiente) estiveram em São Luís para a inauguração desse trecho, um dos mais críticos da rodovia, que, por causa de dezenas de acidentes fatais, ficou conhecida como “estrada da morte”.

Com a inclusão de aditivos e emendas impositivas, foram gastos R$ 461.409.849,64 nos 26 quilômetros (incluindo o viaduto) de pista ampliada da BR-135. Boa parte deste valor é oriunda de aditivos (R$ 130 milhões, no total) necessários para a finalização dos serviços. Além disso, mais da metade do montante foi investido para a fixação das colunas de brita, em especial no trecho ampliado do Campo de Perizes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.