Fórum

Temer destaca avanços na área ambiental no Brasil

Presidente destacou ontem, na abertura do 8º Fórum Mundial da Água, ações desenvolvidas pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, como a queda no desmatamento ilegal na Amazônia, entre outras medidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Ministro Sarney Filho ( à dir.) na abertura do Fórum Mundial da Água, ontem, em Brasília
Ministro Sarney Filho ( à dir.) na abertura do Fórum Mundial da Água, ontem, em Brasília (Ministro Sarney Filho ( à dir.) na abertura do Fórum Mundial da Água, ontem, em Brasília)

BRASÍLIA - As ações do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, foram destacadas pelo presidente Michel Temer na abertura do abertura do 8º Fórum Mundial da Água -2018, que ocorreu na manhã de ontem, 19, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ele citou a publicação do primeiro chamamento público, no início do mês, para a seleção de projetos do programa de conversão de multas ambientais nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba e confirmou a criação das unidades de conservação marinhas das unidades marinhas (APAs) e monumentos naturais de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco, e Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo.

O presidente também destacou outras iniciativas capitaneadas pelo MMA, como a queda na curva do desmatamento ilegal na Amazônia, o aumento no serviço de concessão florestal, a queda na curva do desmatamento ilegal na Amazônia e o aumento no serviço de concessão florestal.

"A sustentabilidade é um desafio complexo. Precisamos do diagnóstico dos problemas e de políticas coordenadas para resolvê-los. As soluções são coletivas e dependem de diálogo e cooperação. Estamos fazendo nossa parte", assegurou.

Combate à crise hídrica

Ao falar sobre a importância do Fórum, o ministro Sarney Filho afirmou que as discussões que começaram em Brasília “darão elementos e saídas para que se possa avançar no combate à crise hídrica no Brasil”.

Mesmo reconhecendo as dificuldades para enfrentar os desafios da área socioambiental, Sarney Filho lembrou que levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica queda de 20% do desmatamento na Amazônia legal entre agosto de 2017 e janeiro de 2018, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

"Se não houver descontinuidade de ações de comando e controle, vamos encerrar o ano com uma diminuição maior ainda. Isso nos abre uma perspectiva de que temos cumprido nosso compromisso de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Essa é uma notícia importante para o debate porque a gente sabe que a Amazônia funciona como um distribuidor de água para o resto do continente”, destacou Sarney Filho.

O Fórum

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, em parceria, entre outros, com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA), o fórum é o maior evento global sobre o tema. A expectativa é reunir 10 mil congressistas e 45 mil visitantes. É a primeira vez que ocorre no Hemisfério Sul.

Segundo os organizadores, o fórum tem como objetivos "promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.