União Europeia

Reino Unido e a UE chegam a acordo sobre transição para o Brexit

Período de transição irá de 29 de março de 2019 - quando o Reino Unido se afasta do bloco - até dezembro de 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

LONDRES - O Reino Unido e a União Europeia concordaram em "grande parte" nos termos do acordo de transição que culminará com a "retirada ordenada" dos britânicos do bloco. O anúncio foi feito ontem pelos negociadores-chefe dos dois lados, Michel Barnier e David Davis, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

O período de transição irá de 29 de março de 2019 -- quando o Reino Unido se afasta do bloco -- até dezembro de 2020, de acordo com a BBC.

O processo de afastamento oficial do Reino Unido, que começou em março de 2017, só será concluído após essa fase de negociação com os outros 27 integrantes do bloco. Será nesse período que serão estabelece as bases para uma futura relação entre o Reino Unido e o bloco europeu. O afastamento de um país-membro é inédito no bloco.

Barnier também declarou que houve um acordo sobre os direitos dos 4,5 milhões cidadãos europeus no Reino Unido e dos de 1,2 milhões cidadãos britânicos na UE após a Brexit.

Fronteira com a Irlanda

As duas partes concordaram em integrar um compromisso provisório sobre a fronteira irlandesa depois do Brexit. "Nós chegamos a um acordo hoje para que o 'backstop' faça parte do texto jurídico do acordo de retirada", anunciou Barnier, segundo a France Presse.

Ele se referia à proposta europeia de implementar um "espaço regulamentar comum", que inclua União Europeia e a Irlanda do Norte "sem fronteiras internas", na falta de outra solução satisfatória.

A expectativa é que o Reino Unido e a UE assinem os termos do acordo em uma cúpula que será realizada nesta semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.